Presidente Arce destaca que a descoberta do campo de gás favorecerá a todos os bolivianos

“Anunciamos a descoberta de um novo megacampo de gás na Bolívia. Depois de 12 anos, a YPFB (Jazidas Petrolíferas Fiscais Bolivianas) encontrou esta reserva de um trilhão de pés cúbicos, localizada em Chuquisaca. O poço Boicobo Sur-x1 é um presente da nossa Pachamama [Mãe Terra] para todas e todos os bolivianos”, disse o presidente boliviano, Luis Arce, na quinta-feira (24).

“Tudo aponta para que, até fins de 2021, este poço já vai entrar em produção e, por isso, será uma contribuição importante para toda a política de hidrocarbonetos que está em vigor em nosso país”, destacou Arce, segundo a Agência Boliviana de Informação.

A Bolívia conta atualmente com 10,7 trilhões de pés cúbicos de reservas de gás, garantindo o abastecimento nacional e seus compromissos de exportação para países vizinhos, como a Argentina e o Brasil.

O presidente boliviano lembrou que este projeto teve recursos de 102 milhões de dólares, dos quais 74 milhões de dólares foram orientados às perfurações exploratórias.

Fortunas

Arce divulgou, na quarta-feira (28) os números aprovados para o Orçamento Nacional 2021 e garantiu que as medidas estão destinadas a deixar para trás a crise gerada pelo modelo neoliberal e a superar a crise econômica e a pandemia de Covid 19.

“Tudo indica que teremos uma economia com melhores indicadores, aos poucos vamos levantando nossas cabeças [diante] dos efeitos não só da pandemia, mas de uma política econômica equivocada que estamos buscando reverter”, disse o presidente.

O orçamento de gastos equivalente a cerca de 33 bilhões de dólares, sem contar as empresas públicas e administrações regionais, prevê um crescimento de 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB), após a catastrófica depressão projetada de 8,4% neste ano.

Arce disse que o plano de reativação da economia boliviana se baseia na “revitalização” da demanda interna, no investimento público como motor de crescimento e na promoção dos investimentos privados através de créditos destinados à substituição de importações.

O governo também promulgou a Lei do Imposto sobre as Grandes Fortunas que começará a ser cobrado de quem tem patrimônio acima de 4,3 milhões de dólares e atingirá 152 pessoas. O regulamento havia sido aprovado pelo Congresso bicameral.

A lei estabelece percentuais graduais para a arrecadação: 1,4% para pessoas com patrimônio de 4,3 a 5,7 milhões de dólares; 1,9% de 5,7 para 7,2 milhões de dólares e 2,4% para fortunas acima destes valores.

O imposto será anual e permanente para todas as pessoas que residam na Bolívia, inclusive estrangeiros, e que possuam bens, depósitos e valores mobiliários no território nacional e no exterior. Para fazer isso, eles devem fazer uma declaração juramentada.

A essas medidas acrescentou a geração de mais empregos e os efeitos multiplicadores do aumento do investimento público, setor que receberá mais de quatro bilhões de dólares em 2021, de acordo com o novo orçamento aprovado.

O Orçamento Geral do Estado garante uma despesa de 10% para a saúde e o mesmo montante para a educação e estabelece o déficit fiscal na faixa de 9,74% a 12,3%.

(PL)