O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (24), o regime de urgência para o Projeto de Lei 68/21, que dispensa os beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do pagamento das prestações até o fim de 2021.

A proposta pode ser incluída na Ordem do Dia nas próximas sessões. O tema será tratado em conjunto com outras iniciativas apresentadas por vários parlamentares e o projeto aprovado no Senado, que foi encaminhado para votação na Câmara.

Entre essas proposições, está o Projeto de Lei 1575/2021, da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que suspende o pagamento das obrigações para os estudantes beneficiários durante pandemia. O Fies financia o curso superior de estudantes em faculdades particulares, sendo que a dívida é paga depois da conclusão do curso.

A parlamentar argumenta que a crise sanitária se agravou mais este ano e com ela as dificuldades dos brasileiros com o desemprego, a fome e a carestia em alta. Por isso, na avaliação da congressista, governo e Parlamento precisam fazer mais pelos estudantes que estão sofrendo prejuízos incalculáveis neste período de grave crise econômica e social.

“Hoje tivemos uma importante vitória: foi aprovado o requerimento que reconhece a urgência do projeto. Depois da urgência, a aprovação do projeto pode ocorrer a qualquer momento”, comemorou Perpétua em mensagem nas suas redes sociais.

A parlamentar acreana também luta, desde o início de seu mandato, pela anistia do pagamento da dívida do Fies.

“O Congresso já votou o perdão da dívida de banqueiros, de dívidas de usineiros, de grandes fazendeiros. Por que não um olhar agora mais atento à juventude brasileira? O que vão fazer os jovens que se formaram e não foram absorvidos pelo mercado de trabalho? É nosso dever apoiá-los”, enfatiza.

 

Por Walter Félix

 

(PL)