Foto: PCdoB/BA

Em Conferência Ordinária do PCdoB-BA, realizada nesta quarta-feira (15), o Comitê Estadual elegeu o militante Geraldo Galindo como novo presidente do partido na Bahia e a secretária nacional de Mulheres do PCdoB, Daniele Costa, como sua vice. A decisão foi tomada pelos delegados e delegadas de todo estado, que escolheram ainda outros 118 nomes que vão compor o novo Comitê baiano para o biênio 2024/2026. O PCdoB também manteve sua política de equidade de gênero, elegendo 50% de mulheres para a direção.

O evento, que teve início na noite de terça-feira (14), homenageando Péricles Souza, presidente de honra e referência histórica na construção do PCdoB na Bahia. Cerca de 600 pessoas debateram o projeto político do partido, sobretudo para a capital baiana, na busca por renovação e compromisso com pautas sociais. Participaram do encontro membros destacados do PCdoB, lideranças estaduais e nacionais, representantes de movimentos sociais e ativistas comprometidos com a causa comunista. Houve também espaço para as intervenções, com falas da militância e dirigentes.

Após o anúncio do resultado, Galindo agradeceu à militância pela confiança e afirmou que é com muita honra que assume a presidência do PCdoB baiano. “Quero agradecer a todos e todas militantes do PCdoB, que durante os dias de ontem e de hoje demonstraram solidariedade comigo, apoio, carinho com a minha indicação, e dizer também que estou comprometido em liderar com integridade, transparência e dedicação”, afirmou.

Na oportunidade, o presidente eleito ainda destacou a necessidade de ter uma direção com ampla quantidade de quadros que sejam rigorosos no zelo da unidade partidária e no respeito ao centralismo democrático. Também ressaltou que é preciso pensar numa transição para que, mais adiante, o PCdoB na Bahia tenha uma dirigente para ser a presidenta do partido. Porque já passou da hora da gente ter uma presidenta mulher aqui na direção do PCdoB”, afirmou.

O novo presidente do Comitê Estadual, na ocasião, ainda trouxe a informação de que o partido vai dirigir a Federação composta pelo PCdoB, PV e PT a partir do mês de janeiro de 2024. “Nós já temos um plano eleitoral já elaborado e essa gestão ajudará na nossa estratégia para o próximo ano”, frisou.

Ainda em seu discurso, Galindo fez reverência ao presidente de honra do partido, Péricles Souza.  “Mesmo com dificuldades de saúde, ele para nós é um símbolo, é um exemplo de dirigente, um exemplo de militante, e ele foi presidente do PCdoB em algumas oportunidades. Eu, agora, vou assumir o lugar que foi de Péricles, então toda a experiência que eu adquiri com ele, e não foi pouca coisa, eu vou tentar modestamente traduzir daqui para frente da direção do partido”, concluiu.

Frente ampla

Galindo e Daniele, novos presidente e vice do PCdoB-BA. Foto: PCdoB-BA

A nova vice-presidenta do PCdoB-BA, Daniele Costa, corroborou o discurso de Galindo e ainda destacou, na ocasião, o empenho do PCdoB para aglutinar lideranças que tenham condições de competitividade eleitoral. “Estou bastante emocionada a assumir uma tarefa tão desafiante quanto essa de ir junto com Galindo e toda a direção aqui eleita hoje de conduzir os trabalhos do PCdoB no grande desafio que nós teremos que é ter êxito eleitoral em 2024”, afirmou. 

Daniele Costa ainda falou sobre a necessidade de o partido ter um candidato ou uma candidata ao Governo da Bahia contendo condições de construir uma frente popular, ampla e democrática. “A gente vai apresentar essa proposta, com a cara do povo baiano, os interesses e as causas, a nossa plataforma para que a gente possa construir esse estado da Bahia com a cara do povo baiano. Então, deixo aqui o meu abraço, deixo aqui todo o meu empenho, toda a disposição para, junto com vocês, construir e continuar aprimorando esse grande partido”, disse.

Em sua última exposição como dirigente maior da legenda, Davidson Magalhães destacou a força do PCdoB na Bahia e a necessidade da construção de uma frente política ampla. “Isso exige de nós uma contribuição importante com questões fundamentais de mudança que envolve a renovação do partido”, disse o ex-presidente. “Todos os enfrentamentos que fizemos no movimento social mantiveram o partido unido. Não podemos perder isso, para chegarmos em 2024 com esse patamar de vitória, com vista em ampliar o número de prefeitos e prefeitas, reeleger os nossos vereadores, estar presentes nos grandes centros e construir um novo projeto político e, agora, sob nova direção”, disse.

Revigoramento

Presente no evento, a secretária Nacional de Organização do PCdoB e ex-vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão reforçou a importância do encontro para o processo de revigoramento do partido, destacou a força da Bahia e afirmou que a conferência baiana foi a maior em todo o país. 

“Vocês superaram as metas colocadas em número de conferências e militantes participantes na base, na luta pelo êxito do governo Lula e para revigorar nosso partido”, afirmou. “Renovar o PCdoB é um desafio permanente, mesmo para um partido forte e influente como o da Bahia. O partido é a força autônoma, independente, capaz de conduzir o povo ao processo de transformação e socialismo. Ninguém pode fazer isso além do PCdoB”, concluiu. 

De maneira virtual, o senador baiano Jaques Wagner (PT) reafirmou a aliança com o Partido Comunista do Brasil na Bahia e parabenizou o Comitê Estadual pela conferência. “O meu partido [PT] tem uma aliança histórica, eu diria até ideológica, buscando justiça social, a democracia e a melhora da vida da nossa gente. Parabéns por essa conferência. Eu estou com a certeza que a gente vai continuar nessa aliança importante no Brasil e na Bahia”, disse.

O encontro do PCdoB baiano foi fruto de um processo de pré-conferências que foram realizadas em 215 municípios do estado, 16 delas em municípios estratégicos, com mais de 100 mil habitantes, nos quais cerca de 10 mil pessoas, entre filiados e militantes, foram mobilizados para processo de construção do encontro estadual.

Abertura da Conferência Estadual

Um partido forte, atuante e enraizado na Bahia. Segundo Davidson Magalhães, esse foi o principal legado construído durante a condução como presidente da legenda no estado. O dirigente fez a afirmação, na noite da última terça (14), durante a abertura do ato político da Conferência Estadual do PCdoB, com a participação do governador e do vice-governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues e Geraldo Junior, respectivamente.  

“Essa é uma conferência vitoriosa. Mais de 8 mil militantes se reuniram em conferências preparatórias pela Bahia. O PCdoB cresceu e se fortaleceu com as marcas de figuras importantes, como Haroldo Lima, Péricles de Souza e Loreta Valadares. Nosso partido tem atuado para ajudar a melhorar o Brasil, sob a liderança do presidente Lula”, afirmou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda (Setre).

Ainda na abertura do evento, Davidson, também, destacou a contribuição do PCdoB para o projeto que governa a Bahia por 16 anos. “Governador Jerônimo Rodrigues, você dá sequência ao que Wagner começou e Rui consolidou. E pode seguir contando com os comunistas. Nosso partido está firme com Lula na reconstrução do País, por um novo projeto nacional de desenvolvimento. Estamos firmes na luta dos movimentos sociais e nos preparamos para a batalha eleitoral em 2024, querendo eleger mais prefeitos e mais vereadores. Atuamos nas ruas e nas redes. Encerro meu mandato como presidente com a certeza de ter cumprido bem essa missão. Vamos renovar com Geraldo Galindo na Presidência e Daniele Costa na vice, mantendo a mesma linha política”, enfatizou.

Ainda na noite de terça, a conferência baiana contou com a participação da presidenta nacional do partido, Luciana Santos, por videoconferência. “Quero parabenizar essa grande conferência e dizer que o trabalho partidário conta muito com a força do partido na Bahia. E Davidson conduziu da melhor forma o seu papel como presidente. Temos certeza de que Galindo e a nova direção darão sequência a esse trabalho”, destacou.

O governador Jerônimo Rodrigues reafirmou a importância do PCdoB das lutas sociais e na luta política. “Vemos uma bancada federal e a bancada estadual firmes e coerentes com os projetos políticos liderados por Lula e por nós do PT aqui na Bahia. É um partido que age com companheirismo e camaradagem na aliança política. Que tem sua militância dirigindo entidades importantes dos movimentos sociais e, por isso, é um partido forte e unitário. Só agradeço aos prefeitos e vereadores do PCdoB pela parceria. O partido qualifica a política no Brasil e na Bahia, com ministros e secretários estaduais preparados. Tenho certeza que contaremos com o PCdoB na luta contra a fome na Bahia e no Brasil”, enfatizou.

Fonte: PCdoB/BA