Após a divulgação da informação de que o Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) havia aprovado o nome da deputada estadual (RS), Manuela D’Avila como pré-candidata do Partido à Presidência da República, houve uma ampla repercussão na imprensa, na mídia alternativa e também nas redes sociais. Mais de 30 portais de notícia reproduziram a informação, baseada na nota do PCdoB enviada à imprensa neste domingo (5).

Segundo o documento, “trata-se de uma pré-candidatura que tem como algumas de suas linhas programáticas mais gerais a retomada do crescimento econômico e da industrialização; a defesa e ampliação dos direitos do povo, tão atacados pelo atual governo; a reforma do Estado, de forma a torna-lo mais democrático e capaz de induzir o desenvolvimento com distribuição de renda e valorização do trabalho”.

As publicações ocorreram no G1, Folha de S.Paulo, Estadão, O Globo, Valor Econômico, Isto É, UOL, até o popular Metro e a revista conservadora Veja também repercutiram a notícia. Os veículos destacam ainda que é a primeira vez desde a redemocratização que o PCdoB lança um nome na disputa pelo Palácio do Planalto.

O jornal O Globo publicou com a seguinte manchete “Aliado histórico do PT, PCdoB anuncia candidatura própria à presidência” e destacou ainda a mensagem da presidenta nacional do PT, senadora (PR), Gleisi Hoffmann que elogiou Manuela e comentou a decisão do PCdoB em seu perfil nas redes sociais. “Grande quadro político, grande mulher! Ali na frente nos encontraremos, Manu!”. A mensagem foi replicada pelo perfil institucional do PT na rede social.

Coletiva de imprensa

O PCdoB organiza uma entrevista coletiva para a próxima quarta-feira (8) às 15h30 no Salão Verde na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF. Estarão presentes a pré-candidata Manuela D’Ávila e a presidenta nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos, além da bancada de parlamentares do PCdoB e dirigentes nacionais.

Redes sociais

A repercussão nas redes sociais foi imediata, com as Hashtags #manuelapresidenta #ManuPresidenta65,  a militância tanto do PCdoB quanto de outros partidos elogiaram o lançamento de candidatura própria.

Abaixo seguem os links da clipagem dos jornais e revistas:

Jornal Diário da Manhã – Goiás – http://impresso.dm.com.br/edicao/20171106/pagina/13

Da redação