Na Ucrânia, os muçulmanos fazem orações do Eid na Mesquita Ar-Rahma, na capital Kiev, Ucrânia, em 21 de abril de 2023.

No desenrolar do último conflito Israel-Palestina, a Ucrânia surpreendeu ao manifestar apoio a Israel, causando perturbações entre os palestinos em meio à guerra que assolava Gaza. Quando a Rússia iniciou uma guerra em grande escala contra a Ucrânia em fevereiro de 2022, Amer Aroggi, jornalista radicado na Faixa de Gaza, viu-se compelido a relatar o conflito europeu.

Tendo vivido a ocupação israelita, ele sentiu que se identificava com a situação dos ucranianos. A mudança foi relativamente tranquila, pois Aroggi tinha um vínculo pessoal com a Ucrânia, onde seu irmão residia. Ele rapidamente se tornou correspondente de um canal de notícias importante. No entanto, menos de dois anos depois, o conflito Israel-Palestina voltou a eclodir em sua terra natal.

Muito rapidamente, Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, expressou seu apoio a Israel, alinhando-se com a maioria da população ucraniana e líderes ocidentais. Essa postura gerou críticas e ressaltou uma aparente contradição, uma vez que a Ucrânia também sofre ocupação, assim como os palestinos.

A primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska, disse em 7 de outubro que os ucranianos entendem e “compartilham a dor” do povo israelense enquanto outdoors em Kiev iluminavam a capital com bandeiras israelenses.

“Eu vi um duplo padrão. … O mundo ajudou os ucranianos e ninguém nos ajudou. Ninguém sequer me ajudou a evacuar minha mãe e minha irmã de Gaza”, diz Aroggi. Ele passa os dias colado à televisão, temendo pela sua família em Gaza. “Minha mãe me pergunta: ‘Você está bem? Houve um bombardeio russo? Eu digo a ela: ‘Você está bem? Há um bombardeio israelense?’”

A reação inicial favorável a Israel entre os ucranianos foi atribuída à propaganda massiva, levando muitos a apoiarem os ataques em Gaza. No entanto, ao longo dos meses de guerra, algumas mudanças na opinião pública começaram a surgir, impulsionadas por imagens impactantes de destruição em Gaza.

Um profissional médico de Gaza que reside na Ucrânia há nove anos, enfrentou emoções contraditórias diante da reação ucraniana à ofensiva israelense, depois de sua lealdade ao país que o adotou após os ataques russos. Ele destacou ameaças e mensagens discriminatórias que recebeu devido à sua origem palestina, evidenciando a influência da narrativa favorável a Israel na mídia ucraniana.

Mais de três meses após o início do conflito, alguns ucranianos começaram a criticar abertamente a posição do governo, evidenciando uma mudança gradual. Em novembro, mais de 300 acadêmicos e artistas ucranianos expressaram solidariedade aos palestinos em uma carta aberta, ressaltando o direito à autodeterminação e à resistência contra a ocupação israelense e fazendo paralelos com sua situação.

Yuliia Kishchuk, pesquisadora que assinou a carta aberta, disse que o nível de conhecimento sobre a Palestina, a sua história e a ocupação israelita em curso começou a aumentar. “Israel é retratado nos meios de comunicação ucranianos como um Estado muito democrático que se defende contra a autocracia de outros países do Médio Oriente”, disse ela, acrescentando que, crucialmente, “não há Palestina nesta narrativa”.

Embora Israel ainda desfrute de apoio entre alguns setores políticos ucranianos, a crescente conscientização sobre a Palestina e a pressão de grupos pró-palestinos estão influenciando a postura do governo.

Ucrânia a uma resolução da ONU de 12 de novembro, instando o Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) a emitir um parecer sobre as consequências jurídicas da ocupação dos territórios palestinos por Israel.

No entanto, a Ucrânia optou por se abster na votação de uma resolução recente que defende um cessar-fogo humanitário em Gaza devastada pela guerra. Um sinal de sua relação dependente do fornecimento de armas pelos EUA, que também apoiam Israel.

A evolução dessa dinâmica reflete o impacto do conflito e destaca a necessidade de considerar a diversidade de perspectivas no cenário internacional. Em dezembro, numa espécie de mudança, Zelenskyy disse que a Ucrânia reconhece a independência tanto do povo israelita como do povo palestiniano.

Fonte: Aljazira por Cezar Xavier