As eleições de 2022, definitivamente, não terão alguns vícios que suscitaram a vitória do atual chefe do Poder Executivo. Embora seja bom ficar esperto em se tratando de Bolsonaro.

YouTube removeu, na última quarta-feira (13), vídeo do canal do presidente em que ele levanta a possibilidade de fraude nas eleições de 2018 sem apresentar provas.

É a primeira vez que isso ocorre no canal dele desde que a plataforma proibiu a fake news sobre a última disputa presidencial. Essa cantilena é para colocar em dúvida o pleito e o resultado (que se anuncia desfavorável) de outubro próximo.

Em março, o YouTube anunciou que derrubaria vídeos com informações falsas relacionadas às eleições de 2018, incluindo alegações de fraude e erros que possam ter alterado o resultado da votação.

Postado dia 12 de agosto de 2021, o vídeo traz entrevista de Bolsonaro concedida no mesmo dia à uma rádio. Ao acessar o linque, a plataforma indica que o material foi deletado “por violar as diretrizes da comunidade”.

A gravação, no entanto, continua no ar na página do presidente no Facebook.

Durante a entrevista, Bolsonaro questiona o processo eleitoral de 2018 e a suposta atuação de hacker para “desviar votos”. Na ocasião, o presidente ainda admitiu que “não tinha provas” sobre influências externas no pleito.

YouTube confirmou que o vídeo foi removido por descumprir a política de integridade eleitoral da plataforma, que proíbe desinformação sobre as eleições de 2018.