O Partido Comunista do Brasil no Paraná, através de sua direção estadual, expressa sentido pesar pelo falecimento do economista e professor doutor Antonio Benedito de Siqueira, ocorrido nesta madrugada de terça-feira, 13/06, aos 70 anos.

Toninho, como carinhosamente era chamado, foi professor da Escola Nacional do Partido e dirigente da organização nos anos 80. Era servidor público e professor universitário aposentado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ele entrega importante legado militante e intelectual, também no movimento sindical, como pesquisador e escritor, tendo lançado diversos livros e dezenas de artigos. Publicou, entre outros: “Lutas e vitórias de um humanista – a história de Victor Horácio de Souza Costa”; “Economia do Trabalho & Sindicalismo: Escritos Avulsos”; “Crise Econômica e Sindicato no Brasil: 1980 a 1994”; “Sindicato de Estado e Negociação Coletiva de Trabalho na Indústria Paranaense nos anos 1970”.

Antonio Siqueira sempre foi generoso ao repassar seus profundos conhecimentos de marxismo, um educador sério e comprometido com suas bases teóricas marxistas.

Por onde passou, Toninho deixou admiração e respeito, participando das lutas por direitos democráticos e sociais, ao mesmo tempo em que se dedicou, como docente, à formação de estudantes com espírito intelectual crítico.

Pela perda inestimável, manifestamos sentidas condolências à sua companheira Márcia Terezinha de Oliveira, aos filhos Ana, Samuel e Luiza, e netos.

Che Guevara afirmava:  “as ideias não se matam”, as ideias não morrem. Por isso Toninho continuará vivo entre nós!

Antonio Benedito de Siqueira – Presente!

Curitiba, 13 de junho de 2023

A Direção Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Paraná