Foto: Raiane Miranda

O governador em exercício do Rio Grande do Norte e membro do Comitê Central do PCdoB, Antenor Roberto inaugurou, nesta quinta-feira (11), uma central integrada de gerenciamento operacional do sistema penitenciário no estado. O projeto é pioneiro neste tipo de tecnologia no país.

A segurança pública é uma das principais áreas de atuação de Antenor Roberto que também é coordenador estadual de Segurança Pública no estado. “Assumimos o compromisso de reestabelecer a legalidade e os princípios constitucionais no sistema prisional”, disse durante a solenidade.

Este pioneirismo, explicou Antenor, “é fruto de uma orientação da governadora Fátima Bezerra que tem como prioridade a valoração profissional, em especial da segurança pública. E a concretude deste equipamento é uma construção coletiva a partir de um rascunho de um policial penal”.

O governador em exercício colocou ainda que o videomonitoramento, associado à parte de rádio, “vai permitir que o sistema de segurança tenha os dados em tempo real de cada uma das unidades prisionais que vão passar para esta central”.

O projeto foi totalmente elaborado pela secretaria estadual de Administração Penitenciária e dispõe de uma central de rádio e videomonitoramento, uma central de monitoramento eletrônico e um posto de atendimento.

A câmeras possuem “inteligência artificial” para a contagem de pessoas; reconhecimento facial; leitura de placas; linhas inteligentes de perímetro; detecção de movimento; imagens em infravermelho (noturna); controles de acesso; alarmes sonoros e visuais; entre outras funções de última geração. Com as 1.400 novas câmeras, o sistema prisional terá o total de 1.800 equipamentos.

Foram investidos R$ 9,5 milhões com recursos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A solenidade contou com a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Anderson Torres, da diretora do Depen, Tânia Fogaça, do secretário da SEAP-RN, Pedro Florêncio, do secretário da SESED-RN, cel Araujo, dos comandantes e diretores das forças de segurança do estado, do juiz federal e corregedor do Presidio Federal de Mossoró, Walter Nunes e diversas  outras autoridades.

(PL)

Com informações do Governo do Rio Grande do Norte/Fotos: Raiane Miranda