Foto: reprodução/redes sociais

O vice-governador do Rio Grande do Norte e membro do Comitê Central do PCdoB, Antenor Roberto, foi entrevistado pelo canal do YouTube M65, do PCdoB-RN, na noite desta quarta-feira (22). Em pauta, o balanço das ações do governo, comandado por Fátima Bezerra (PT) e o cenário político local e nacional.

 

Ao falar sobre o atual momento do país, Antenor destacou: “Um governo de conteúdo fascista, como o de Bolsonaro, para poder desenvolver seu projeto, precisa destruir as bases do Estado democrático de direito, com desnacionalização do Brasil, desmobilização industrial, venda de ativos de forma aviltante etc. E para isso, precisava restringir a questão democrática”.

 

Nesse sentido, colocou, o presidente voltou sua artilharia “às garantias institucionais, às instituições, com ataques permanentes ao Supremo, ao Congresso e outras instâncias de controle da sociedade”.

 

Antenor apontou que “o PCdoB, há mais de dois anos, já vinha discutindo com setores de esquerda, progressistas e democráticos que a correlação de forças era tão adversa para nós que só conseguiríamos dar conta de isolar Bolsonaro formando uma ampla frente política”, que reunisse “diversos matizes políticos, mas dentro do espectro civilizado”. 

 

A reação de diversas forças políticas e sociais, de instituições e da população foram, na avaliação de Antenor, alterando a correlação de forças e “fomos paulatinamente virando a chave em favor do estado democrático de direito e da democracia”. 

 

Confira: 

 

 

Por Priscila Lobregatte