Como forma de debater a segurança pública com foco na integração da polícia com as comunidades, teve início nesta terça-feira (22) e se estende até quinta-feira (24) o Seminário Estadual de Policiamento de Proximidade, promovido pelo governo do Rio Grande do Norte. À frente do evento está o vice-governador Antenor Roberto, membro do Comitê Central do PCdoB, que preside a comissão especial responsável pela Elaboração da Política e do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESP/RN).

Conforme explicou o vice-governador, “este seminário joga um papel muito importante na discussão da segurança pública, tendo em vista a elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública (PESP/RN), considerado o perfil do governo da professora Fatima Bezerra (PT) com sua origem popular”.

Ele acrescentou que o evento “é uma forma de abordar a presença da polícia não só na parte ostensiva, na emergência, na ocorrência, mas, também, como uma polícia que se integre às comunidades para fazer um trabalho preventivo, para mediar conflitos e antecipar algumas soluções”.

O policiamento de proximidade é uma estratégia que tem como objetivo construir junto à comunidade soluções que minimizem danos e reduzam os índices de violência numa perspectiva preventiva e humanitária.

De acordo com informações do governo do Rio Grande do Norte, a atual gestão já investiu R$ 250 milhões em segurança pública. Ainda conforme o governo, ao logo de pouco mais de três anos, as ações implementadas levaram a uma redução de quase 32% no número de mortes violentas, saindo de 6.400 entre janeiro de 2015 e fevereiro de 2018 para 4.397 entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2022.

Durante o atual governo, os homicídios dolosos tiveram queda de 33,6%; as lesões corporais seguidas de morte caíram quase 62% e os crimes de feminicídio tiveram redução de 49,5%.

Parte da programação do seminário, em formato híbrido, pode ser acompanhado pelo canal do governo do RN no Youtube.

Por Priscila Lobregatte
Com informações do Governo do Rio Grande do Norte