Líderes políticos, intelectuais, cientistas, clérigos, artistas, músicos, e ativistas sociais norte-americanos enviaram uma carta aberta ao presidente Joe Biden, para exigir o fim das sanções contra Cuba, especialmente neste difícil momento, quando se trabalha pela recuperação após o incêndio ocorrido na base de petroleiros de Matanzas, porto de Cuba; chamas que irromperam durante uma forte tempestade, em que um raio atingiu um dos tanques.

“Agora, mais do que nunca, é hora de escrever uma nova página nas relações entre os Estados Unidos e Cuba. Fazemos um apelo público urgente”, dizem a Biden, “para que rejeite as políticas cruéis implementadas pela Casa Branca de Trump e mantidas até hoje, que já geraram tanto sofrimento ao povo cubano”, publicaram no site letcubalive.org

“As sanções dos EUA estão alimentando os incêndios que assolam Cuba! Tem sido difícil ou impossível para as organizações norte-americanas fornecer ajuda, apesar das garantias da Embaixada dos EUA em Havana”, acrescentam.

Ressaltam que os EUA não têm nada a perder sendo um bom vizinho e levantando as 243 sanções que impedem Cuba de se recuperar deste trágico momento.

“Quando a casa do seu vizinho está pegando fogo, a reação humana normal é correr para a casa ao lado para ajudar. Para salvar vidas. Para extinguir as chamas. Cuba é nosso vizinho! É inconcebível, especialmente durante um trágico acidente, bloquear as remessas e o uso de instituições financeiras globais a favor de Cuba, já que o acesso a dólares é necessário para importar alimentos e remédios”, afirmaram.

“A administração Biden pode fazer mais do que oferecer assessoria técnica. Pode remover imediatamente Cuba da Lista de Estados Patrocinadores do Terrorismo”, exigiram.

Entre os assinantes do texto se encontram Roger Waters, Cornel West, Judith Butler, Noam Chomsky, Roxanne Dunbar-Ortiz, Jeremy Corbyn, Rev. Liz Theoharis, Seun Kuti, Vijay Prashad e ainda Gail Walker, Brian Becker, Cindy Weisner, Claudia De la Cruz, David Adler, David Harvey, Gabriel Rockhill, Gerald Horne, Gina Belafonte, Helen Yaffe, Jennifer Ponce De Leon, Jeremy Corbyn, Jia Hong, Jodie Evans, Manolo De Los Santos, Manu Karuka, Phillip Agnew, Robin D.G. Kelly, Ruth Wilson Gilmore, Salvatore Engel-Di Mauro, Seun Kuti e Yasemin Zahra.

Já na quinta-feira (10), com ajuda da China, do México e da Venezuela, bombeiros, especialistas e militares cubanos conseguiram debelar o incêndio e agora se concentram na recuperação da região.

Três membros da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos, os deputados Jim McGovern, Gregory Meeks e Barbara Lee, também pediram ao presidente Joe Biden que levante o bloqueio e ajude Cuba após o incêndio devastador na cidade de Matanzas. Em uma declaração conjunta, eles expressaram que desastres como esse “exigem uma resposta urgente e significativa dos países vizinhos”.

Agora é a hora de deixar a política de lado e priorizar o engajamento humanitário, a proteção ambiental e a cooperação regional, enfatizaram.

Os parlamentares pediram ao governo democrata que “ofereça imediatamente assistência adequada para facilitar os esforços de resposta internacional” ao incêndio que vem sendo combatido desde 5 de agosto em Matanzas, cerca de 100 quilômetros a leste de La Havana.

Os presidentes do Comitê de Regras, do Comitê de Relações Exteriores e do Subcomitê de Apropriações da Câmara Baixa, McGovern, Meeks e Lee, respectivamente, exortaram “a suspender quaisquer sanções para acelerar essa resposta e fornecer ajuda humanitária muito necessária às centenas de cidadãos cubanos afetados por esta crise”.