Assim que soube da renúncia de Evo na Bolívia o governo de López Obrador deu asilo na embaixada mexicana a 20 membros do governo da Bolívia.

O ministro de Exterior do México, Ebrard Casaubón, declarou que o país oferece asilo aos membros do governo e ao presidente Evo: “O México, em conformidade com sua tradição de asilo e de não intervenção já recebeu 20 personalidades do executivo e do legislativo da Bolívia na residência oficial do embaixador, em La Paz e, assim o decida, oferecemos asilo também a Evo Morales”.

O presidente mexicano, López Obrador saudou a atitude “responsável” de Evo Morales: “Reconhecemos a atitude responsável do presidente da Bolívia, Evo Morales, que preferiu renunciar a expor seu povo à violência”.

Em atitude diferente da adotada pelo México, a chancelaria argentina respondeu a rumores de que teria negado asilo a Evo, dizendo que “Macri não negou asilo porque Evo não o pediu”.