Altamiro Borges entrevista o economista Renildo Souza em seu canal do Youtube @BlogdoMiro | Foto tirada do vídeo

O jornalista Altamiro Borges, recebeu, nesta quarta-feira (23), em seu canal do Youtube (@blogdomiro), o economista e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, Renildo Souza, para falar sobre a dimensão da crise do capitalismo agravada pela pandemia da Covid-19.

Na entrevista, o economista diz que a crise exacerbou todos os limites do capitalismo, como ele se estruturou, desde a década de 70. “A partir disso ouve uma resposta na forma do neoliberalismo, das inovações tecnológicas, do ataque ao trabalho, e essas respostas colheram uma certa recuperação econômica, mas em contraste com uma deterioração social cada vez maior”, conta.

Renildo Souza, também fez apontamentos sobre os efeitos dessa crise somada à pandemia, as políticas de austeridade fiscal, a recessão e estagnação econômica que nos acompanha desde 201; o aumento na taxa do desemprego e a redução no valor do auxílio emergencial. Ele também explanou possíveis medidas, planos emergenciais, para diminuir o impacto desse colapso na vida do povo brasileiro.

Assista a entrevista na íntegra:

Quem é Renildo Souza

Mestre em Ciências Econômicas e doutor em Administração, pela Universidade Federal da Bahia. Renildo foi professor no Programa de Pós-Graduação em Economia-UFBA e no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais/IHAC/UFBA. Tem produção bibliográfica nas áreas de Economia Política e Desenvolvimento, inclusive sobre as reformas na China. Tem dois livros publicados, é coorganizador de dois outros livros.