Altamiro Borges entrevista o economista Nilson Araujo em seu canal do Youtube - @blogdomiro | Foto tirada do vídeo

O jornalista Altamiro Borges, recebeu, neste sábado (03), em seu canal do Youtube, o economista Nilson Araújo de Souza, professor visitante sênior da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Nos assuntos, as tendências econômicas, durante a pandemia; o desemprego, e o grande desafio desafio que o país tem pela frente que é fazer a economia crescer.

Durante a entrevista, Nilson pontuou que até junho deste ano (2020), o levantamento do IBGE mostrava que 716 mil empresas, a maior parte pequena e média, haviam fechado as portas “e que a grande maioria não vai voltar a abrir, de lá para cá, a situação só piorou”.

Segundo a sua avaliação, “a proposta orçamentária do Guedes para o próximo ano diminui brutalmente as despesas chamadas excepcionais, as despesas primárias, que atualmente está em 28% do PIB, vai baixar para 20%, caindo 8%. E se cai salário, cai gasto do povo… como que a economia vai crescer?”. Nilson afirma ainda que uma das medidas emergenciais para segurar o país durante a crise, “é manter o auxílio emergencial, ao invés de cortar pela metade, pelo tempo que durar a pandemia”.

Assista a entrevista na íntegra:

Quem é Nilson Araújo de Souza

Nilson possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Pará (1974), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio do Rio Grande do Sul – Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (1976), doutorado em Economia pela Universidad Nacional Autónoma de México (1980) e pós-doutorado em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (1985).

Professor visitante sênior CAPES da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) (2011-2015) e coordenador do grupo de pesquisa “América Latina: Integração e Desenvolvimento”. Tem experiência em docência e pesquisa na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional Contemporânea, Economia Latino-Americana e Economia Brasileira Contemporânea.

Seus mais recentes livros são: Economia Brasileira Contemporânea – de Getúlio a Lula e Economia Internacional Contemporânea – da depressão de 1929 ao colapso financeiro de 2008.

É também membro do Comitê Central e da Comissão Política Nacional do PCdoB e diretor das Fundações Maurício Grabois e Cláudio Campos e professor da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana e articulista do jornal Hora do Povo.