Altamiro Borges entrevista o economista Luiz Gonzaga Belluzzo em seu canal do Youtube @blogdomiro | Foto tirada do vídeo

O jornalista Altamiro Borges, recebeu em seu canal do Youtube (@blogdomiro), nesta terça-feira (22), o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, professor da Unicamp e Facamp, consultor editorial e articulista da revista Carta Capital, para avaliar a gravidade da economia brasileira e o colapso causado pela pandemia.

Na entrevista, Belluzzo faz uma avaliação sobre a crise econômica que vem se agravando e diz que é preciso preparo para superar os “obstáculos de uma crise aguda e profunda”, que afetou o circuito de formação do emprego, da renda e do gasto. “E levou com ela a demanda e a oferta na medida que rompeu os nexos que ligam os agentes dentro da economia, ou seja, alterou o circuito de formação da renda monetária numa economia de mercado capitalista e isso tem uma consequência (…)”.

Luiz Belluzzo comentou que o governo tem uma concepção de como a economia funciona muito peculiar, “depois de um colapso de 10,5 % de queda, você falar que a economia vai crescer 3% é como dizer que um sujeito que caiu 100 metros para dentro de um poço começou a escalar e já subiu 20 metros, porém, ele ainda está lá no fundo.”.

Durante a conversa, o economista também explanou sobre a reforma trabalhista, a reforma administrativa; o papel fundamental da indústria para o país, a luta social e as principais medidas, como um plano emergencial, para enfrentar a crise pandêmica.

Assista a entrevista da íntegra:

Quem é Luiz Gonzaga Belluzzo

Luiz Gonzaga Belluzzo é professor titular do Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É consultor editorial e articulista da revista Carta Capital.  Foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987) e de Ciência e Tecnologia de São Paulo (1988-1990).

Belluzzo é formado em Direito e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em Desenvolvimento Econômico pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) e doutor em economia pela Unicamp.

Fundador da Facamp e conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é autor dos livros “Os Antecedentes da Tormenta”, “Ensaios sobre o Capitalismo no Século XX”, e coautor de “Depois da Queda, Luta Pela Sobrevivência da Moeda Nacional”, entre outros.

Em 2001, foi incluído entre os 100 maiores economistas heterodoxos do século XX no Biographical Dictionary of Dissenting Economists. Em 2005, recebeu o Prêmio Intelectual do Ano (Prêmio Juca Pato).