Altamiro Borges entrevista a professora Esher Dweck em seu canal do Youtube - @blogdomiro | Foto tirada do vídeo

Nesta sexta-feira (9), o jornalista, Altamiro Borges, recebeu em seu canal do Youtube (@blogdomiro) a professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Esther Dweck, coordenadora do Grupo de Economia do Setor Público da UFRJ e secretária de Orçamento Federal. Nos assuntos, explode a taxa de desemprego durante a pandemia, a contração da economia; a volta da inflação e o teto de gastos.

Na história econômica brasileira, quase mundial, nunca se derrubou 8 pontos do PIB de um ano para o outro que não tiveram consequências econômicas gravíssimas, de retração, ou uma parada, na recuperação.

Durante a entrevista, Esther fez uma análise sobre três pontos, sendo um deles que mesmo com a já prevista queda da economia, a recuperação poderia ser rápida, se o governo conseguisse conter a pandemia e fazer políticas que evitassem “quebradeira de empresas, evitassem demissões, evitassem uma série de coisas que não afetassem tanto a economia, do ponto de vista de médio prazo. Um outro cenário seria uma recuperação mais em U, se o governo fizesse uma coisa parcial, e um outro em L que seria a economia cair e não voltar mais.”

Para saber mais, assista entrevista na íntegra:

 

Quem é Esther Dweck

Professora Associada do Instituto de Economia da UFRJ. Possui doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), com período-sanduíche no LEM da Scuola Sant’Anna, em Pisa, Itália.

Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Setor Público, Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: regime fiscal e participação do Estado, crescimento liderado pela demanda, integração micro-macro, restrição de balanço de pagamentos, análises de insumo-produto e modelos de simulação.

Entre 2011 e 2016, atuou no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no cargo de Chefe da Assessoria Econômica e como Secretária de Orçamento Federal (Governo Dilma Rousseff).