Depois do Twitter e do Facebook, agora foi a vez do YouTube suspender a conta do ainda presidente dos EUA, o neofascista Donald Trump. Nesta quarta-feira (13), a plataforma de vídeos, que pertence ao Google, bloqueou por “pelo menos sete dias” a página do difusor de fake news e terrorista ianque.

Por Altamiro Borges*

Além da suspensão, o YouTube deletou um dos vídeos do líder do império decadente por estimular o ódio. “Devido às preocupações com o risco atual de violência, suprimimos o novo conteúdo postado no canal de Donald J. Trump por violação de nossa política”, explicou a empresa em comunicado oficial.

No vídeo deletado, o charlatão covarde negou qualquer responsabilidade na invasão ao Congresso dos EUA por uma horda de fanáticos seguidores. Na ação, que interrompeu a certificação da vitória eleitoral de Joe Biden, cinco pessoas morreram, incluindo um policial, e várias ficaram feridas. As cenas da invasão bárbara ao Capitólio impactaram o mundo.

O poder arrasador das big techs

O canal de Donald Trump no YouTube tem 2,78 milhões de inscritos. Os seus vídeos narcisistas e terroristas seguem disponíveis, mas também poderão ser deletados se a conta for bloqueada em definitivo. O cerco digital ao líder ianque, que se achava todo poderoso, prossegue com intensidade – evidenciando o poder descomunal das big techs.

Na semana passada, o Facebook suspendeu a conta de Trump. “Os eventos chocantes dos últimos dias demonstram que o presidente dos EUA irá usar seu tempo restante de mandato para minar a transição pacífica e legítima de poder”, alegou Mark Zuckerberg, o ditador do império tecnológico.

O Twitter, plataforma preferida do aloprado ianque, foi ainda mais duro e suprimiu por completo a conta de Donald Trump. Alegou que suas regras vetam “incitar a violência”. Outras redes menos conhecidas, como Snapchat e Twitch, também cancelaram as contas após a invasão terrorista do Capitólio.

Qual será a reação do neofascista?

Sem redes sociais, abandonado até por ex-secretários, assessores e caciques do Partido Republicano e alvo de um segundo processo de impeachment no Congresso, Donald Trump caminha para o cadafalso. Já há quem fale que o ex-todo-poderoso chefão do império corre o risco de ser preso.

Como o insano fascista irá reagir nos próximos dias? Reforçará a convocação da tal “marcha armada” organizada para o próximo dia 17 por suas seitas fascistas, de supremacistas brancos e até milicianos do QAnon? A conferir!

__

Altamiro Borges* é jornalista e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro do Comitê Central do PCdoB.

As opiniões aqui expostas não refletem necessariamente a opinião do Portal PCdoB