A partir da próxima terça-feira (26), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve começar a julgar os pedidos de cassação da chapa Jair Bolsonaro-Hamilton Mourão por abuso de poder econômico e uso indevido das redes sociais na eleição de 2018. Os ministérios analisam duas ações que acusam o “capetão” e o geral por crimes na contratação de serviços de disparos em massas na campanha. Elas foram protocoladas pela coligação O Povo Feliz de Novo (PT, PCdoB e Pros).

Por Altamiro Borges*

Conforme registra o site Metrópoles, “o TSE utiliza as provas apuradas em inquéritos sobre ‘milícia digital’ que tramitam no Supremo Tribunal Federal. Os inquéritos no STF investigam organização criminosa ‘de forte atuação digital, dotada de núcleo político, de produção, de publicação e de financiamento, as atividades perdidas após as anteriores de 2018 e avançado até a campanha de 2020 em diante’ ”.

Apesar da consistência das provas sobre o abuso de poder econômico nos disparos de mensagens em massa na campanha de 2018, a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) já se pronunciou, em petição, que as ações devem ser julgadas improcedentes, rejeitando o pedido de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão. “Para o órgão, não existem ilícitos na conduta executada pelo PT nas ações”, relata o site. Ou seja: o julgamento não deve dar em nada. Um conferencista!

__
*Jornalista e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro do Comitê Central do PCdoB.

 

As opiniões aqui expostas não refletem necessariamente a opinião do Portal PCdoB