A deterioração da economia – e não o piriri verborrágico do “parasita” Paulo Guedes – é que explica a boataria sobre a iminente queda do “superministro”. O “capetão” teme o desgaste eleitoral e já cobra resultados. Até Ricardo Noblat, do jornal O Globo, especula que “Guedes subiu no telhado”.

Por Altamiro Borges*

***

Nem a mídia ultraneoliberal, que tanto paparicou o abutre Paulo Guedes, consegue mais esconder os sinais de deterioração da economia. Deu no Painel S.A. da Folha: “As visitas em lojas de shopping continuam em baixa… Em janeiro, a queda foi de 1,64% ante o mesmo mês de 2019”.

***

Ainda segundo o Painel S.A. da Folha, “a Páscoa deste ano deve gerar 14 mil empregos temporários, segundo a Abicab, associação da indústria de chocolates. Serão 4.000 vagas a menos que em 2019. A entidade diz que a queda reflete a mudança no comportamento do consumidor no varejo”.

***

Os investimentos públicos e privados em queda também confirmam a pindaíba econômica. O jornal Valor informa que o gasto federal em transportes, por exemplo, chegou ao menor nível em duas décadas em 2019. Para 2020, o Ministério da Infraestrutura investirá meros R$ 7,9 bilhões.

***

O jornalista José Paulo Kupfer, um dos poucos da mídia neoliberal que não se ajoelha diante do “deus mercado”, tem alertado para o agravamento da crise. Recentemente, ele estampou no título do UOL: “Dados indicam freada na economia em dezembro e reduzem previsões para 2020”.

***

Mesmo cauteloso sobre o futuro, José Paulo Kupfer relatou que “há indicações de que as projeções para a expansão da economia, nem bem o novo ano começou, já passam por revisões baixistas. Aquelas estimativas mais otimistas, de crescimento acima de 2,5%, estão sendo abandonadas”.

***

“O resultado do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) de dezembro traz um sinal dessa redução na marcha econômica. O indicador mostrou avanço de apenas 0,89% no ano passado, com recuo de 0,27%, na comparação de dezembro com novembro”, informa José Paulo Kupfer.

__
Altamiro Borges* é jornalista e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro do Comitê Central do PCdoB.

 

As opiniões aqui expostas não refletem necessariamente a opinião do Portal PCdoB