Em entrevista nesta sexta-feira (26), o diretor de operações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, tratou como “tragédia” a situação da pandemia da Covid-19 no Brasil. “Muitas regiões sofreram prolongados períodos de intensa transmissão… Tem sido muito duro para os brasileiros, em geral”.

Por Altamiro Borges*

“Infelizmente, é uma tragédia que o país esteja sofrendo isso de novo”, lamentou o diretor da OMS. Para ele, trata-se da quarta vez que uma onda de crescimento dos contágios e mortes ocorre no país. “Isso é muito duro e precisamos mostrar solidariedade com o Brasil, fornecendo ajuda onde precisarem”.

As provocações do genocida no Ceará

O genocida que desgoverna o país, porém, parece não querer ajuda para enfrentar o avanço mortal do vírus. Pelo contrário. Ele desrespeita todas orientações da OMS e da ciência. Na mesma sexta-feira, em mais um ato insano, ele promoveu novas aglomerações ao inaugurar um trecho de uma rodovia no interior do Ceará.

Como registrou indignado o jornalista Chico Alves, no site UOL, “em sua campanha antecipada à reeleição”, o presidente “sorriu e comentou o Campeonato Brasileiro, como se o país estivesse em situação amena. Só fechou mesmo a cara quando disparou mais uma fala irresponsável sobre a pandemia de coronavírus”.

O negacionista bradou que “o povo não aguenta mais ficar em casa”, exortando seus fanáticos seguidores a se insurgirem contra as medidas de prevenção e de distanciamento social. Um dia antes, Bolsonaro já tinha criticado o uso de máscaras como meio de prevenção contra a Covid-19. Seu piriri verborrágico não para!

“Vidas perdidas não comovem” Bolsonaro

Diante de mais esse gesto insano, o jornalista afirma que “a confusão mental e a falta de empatia de Bolsonaro não permitem que ele se emocione” com o aumento de mortes no Brasil. “As vidas perdidas não o comovem… Como a coluna já consignou, é mais caso de psiquiatria que de análise política”.

“Bolsonaro participa de inaugurações que seriam mais adequadas a um vereador, articula o livramento de seu filho Flávio da acusação de rachadinha, assina decretos que liberam armas… Faz tudo, menos tomar providências urgentes para garantir a vacina que os brasileiros esperam”. De fato, é um psicopata.

“É preciso lembrar, porém, que nem toda patologia psiquiátrica torna o portador inimputável. Alguém deveria avisar ao delirante Bolsonaro que ele um dia poderá, sim, ser responsabilizado judicialmente pelo que está fazendo e deixando de fazer. Para o bem da população, que esse dia não demore a chegar”, conclui Chico Alves.

Camilo Santana e o protesto dos médicos
Em tempo: Certo fez o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), que se recusou a participar do evento eleitoreiro e criminoso encenado pelo “capetão” no interior do Estado. “Tenho todo respeito à autoridade, mas não posso compactuar com aquilo que considero grande equívoco”, postou nas redes sociais, referindo-se ao desrespeito às regras sanitárias do isolamento social.

Também acertaram os médicos e profissionais da saúde que realizaram na manhã daquela sexta-feira um ato em Fortaleza em repúdio à visita do presidente ao Estado. “Fora, Bolsonaro”, “Bolsonaro não é bem-vindo aqui” e “SUS salva, ele não” foram algumas das frases estampadas nos cartazes durante manifestação, na praia de Iracema.

O protesto foi organizado pelo movimento “Médicos em Defesa da Vida, da Ciência e do SUS”. “Estamos aqui para dizer que o Bolsonaro não é bem-vindo para aglomerar, para pregar o não uso de máscaras e jogar contra quem está tentando mitigar essa pandemia. Isso é um acinte a quem está trabalhando na linha de frente”, desabafou a médica Elodie Hippolyto à Folha.

__

Altamiro Borges* é jornalista e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro do Comitê Central do PCdoB.

As opiniões aqui expostas não refletem necessariamente a opinião do Portal PCdoB