O filósofo de orifícios Olavo de Carvalho, guru do clã Bolsonaro, tem esbarrado em dificuldades na internet – terreno em que construiu sua fama e seduziu tantos fanáticos. Na terça-feira (17), ele postou em suas redes sociais que estaria “sob intervenção da censura” no YouTube. O chororô parece mais uma de suas fake news.

Por Altamiro Borges*

A plataforma digital negou a acusação em notinha publicada na Folha: “O YouTube não identificou nenhuma restrição no canal Olavo de Carvalho que impeça o upload ou publicação de conteúdo. Qualquer criador que utilize a plataforma pode recorrer à nossa Central de Ajuda para resolver dúvidas”.

O episódio pode indicar que o mentor “intelectual” da extrema-direita está afundando financeiramente com suas páginas e cursos na internet e, no desespero, tenta mobilizar seus seguidores para salvá-lo com uma graninha. Na semana passada, o jornal Estadão informou que “Olavo de Carvalho já perdeu mais de 250 financiadores na internet”.

A campanha de boicote do Sleeping Giants

Segundo a matéria, “a influência exercida pelo ‘guru’ do bolsonarismo não é mais a mesma. O astrólogo da Virginia (EUA) comprou briga com governistas, perdeu espaço no Ministério da Educação, fez críticas ao presidente e, nos últimos meses, também passou a viver um ocaso financeiro”.

Olavo de Carvalho é alvo de uma campanha do “Sleeping Giants”, movimento que pressiona empresas a retirarem patrocínios de páginas que difundem fake news e propagam ódio. Segundo o Estadão, “o grupo já conseguiu levar mais de 250 companhias a desassociarem suas marcas de conteúdos produzidos por Olavo”.

O fascistoide já teria perdido cerca de 30% dos alunos que pagavam para participar do seu “seminário de filosofia” via Paypal, uma das companhias que o baniu. “Agora, o Sleeping Giants direciona seus esforços para secar uma das principais fontes remanescentes de receita do escritor”, informa o Estadão:

Pagseguro ainda sustenta o guru do bolsonarismo

“O movimento orienta seus quase 400 mil seguidores para que bombardeiem com reclamações as caixas de mensagem de executivos da CPP Investments. A firma canadense é acionista do Pagseguro, empresa brasileira que não cedeu à pressão e mantém a conta pela qual Olavo arrecada com a venda de cursos”. Vale lembrar que o Pagseguro pertence ao Grupo Folha, a mesma corporação que publica a Folha de S.Paulo.

Até o início de novembro, 10 mil pessoas já haviam enviado mensagens de protesto. Ouvido pelo Estadão, a direção da sessão brasileira do Sleeping Giants afirmou que “Olavo de Carvalho é a figura que mais contribui para a radicalização da sociedade por conta do “conteúdo odioso” que propaga e do alcance que tem”.

Ela lembra que o guru do clã Bolsonaro já usou seus canais para negar a existência da Covid-19, afirmar que vacinas “matam ou endoidam”, atacar religiões, minimizar casos de estupro, defender a prisão para ministro do Supremo Tribunal Federal e recomendar que jornalistas sejam tratados “a ponta pé, como um cachorro”.

O desespero do ideólogo da extrema-direita

O Estadão garante que a campanha de denúncias tem incomodado o ideólogo da extrema-direita. “Diante da ofensiva do Sleeping Giants, o escritor sentiu a pressão e pediu ajuda aos súditos. No fim de outubro, fez uma série de publicações com queixas contra as ações do site”.

“Sobrou até para o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência: ‘General Heleno, a sua querida Abin (Agência Brasileira de Inteligência) vai investigar as operações de boicote financeiro e intimidação realizadas por organizações comunoglobalistas contra aliados do governo? Vai nada”.

Caetano Veloso e a multa de R$ 2,9 milhões

A campanha de boicote financeiro a Olavo de Carvalho coincide com a cobrança de uma dívida judicial bem robusta. O “guru” foi processado pelo cantor Caetano Veloso, em 2017, por postagens que acusavam o artista de pedofilia. O resultado é uma multa que atingiu, neste mês, o valor de R$ 2,9 milhões.

“A decisão que o intimou a pagar a dívida é de 10 de outubro. O prazo vence nos próximos dias. Enquanto isso, ele aguarda o julgamento de recurso ao Tribunal de Justiça do Rio para rediscutir o valor. Caso perca a apelação e não faça o pagamento, ele poderá ter bens penhorados”, informa o Estadão.

Perdendo financiadores e acossado pela dívida judicial, o filósofo de orifícios está cada dia mais insano e dá tiros para todos os lados. Ele já criticou até o presidente, seu amigão e fã. “Bolsonaro, o que ele fez para me defender? Bosta nenhuma! Chega lá, me dá uma condecoraçãozinha… enfia essa condecoração no seu cu”.

__
Altamiro Borges* é jornalista e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro do Comitê Central do PCdoB.

As opiniões aqui expostas não refletem necessariamente a opinião do Portal PCdoB