Perguntar não ofende: Em agosto passado, o Ministério Público Federal (MPF) defendeu a cassação dos passaportes diplomáticos do “apóstolo” Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, e do “missionário” R.R. Soares, chefão da Igreja Internacional da Graça. Eles já foram cassados ou seguem válidos?

Por Altamiro Borges*

O passaporte diplomático concede vários privilégios nos aeroportos do mundo inteiro. Em seu parecer, o procurador-regional da República Luiz Carlos dos Santos Gonçalves argumentou que a concessão da regalia oficial para líderes religiosos viola o princípio da laicidade do Estado.

Segundo o procurador, a concessão do passaporte aos dois líderes evangélicos e às suas respectivas cônjuges “privilegia determinada fé e discrimina cidadãos brasileiros residentes no exterior que professam outros cultos, motivo pelo qual não se encontra presente o especial interesse do país”.

Valdemiro Santiago e R.R. Soares

No caso do charlatão Valdemiro Santiago – aquele que cura a Covid-19 com sementes de feijão ao custo de mil reais –, o passaporte com validade de três anos foi concedido em agosto de 2019 pelo “capetão” Jair Bolsonaro. A bispa Franciléia Oliveira, esposa do “apóstolo”, também foi agraciada.

Já no processo contra o “missionário” R.R. Soares e sua cônjuge, Maria Magdalena, a procuradora Priscila Röder afirmou que a propagação de crenças religiosas “não se trata de missão oficial” no exterior. Os passaportes aos líderes da Igreja da Graça foram concedido pelo “capetão” em julho de 2019.

Segundo a procuradora, as atividades desenvolvidas pela igreja em outros países não são uma justificativa aceitável para o privilégio. “Se assim o fosse, integrantes de ONGs e associações voltadas a questões sociais e humanitárias também teriam direito de portar passaporte diplomático”.

Diante desses questionamentos, o laranjal teocrático e fundamentalista de Jair Bolsonaro defendeu a regalia. “A finalidade da concessão do passaporte diplomático é permitir que desenvolvam as atividades de maneira mais eficiente”, rosna uma nota oficial. Os mercadores da fé são, realmente, muito eficientes!

__

Altamiro Borges* é jornalista e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro do Comitê Central do PCdoB.

As opiniões aqui expostas não refletem necessariamente a opinião do Portal PCdoB