Neste domingo (31), pelo segundo final de semana consecutivo, ocorreram carreatas e atos pelo impeachment do “capetão” Jair Bolsonaro em várias cidades. Os jornalões, porém, deram pouco destaque aos protestos. A Folha registrou apenas três atos e tentou estigmatiza-los. Já os jornais Estadão e O Globo deram notas minúsculas.

Por Altamiro Borges*

No oligárquico Estadão, que tem pavor das forças de esquerda, o registro foi curto e frio: “Manifestantes em frente ao Congresso Nacional criticaram a atuação do governo no combate à pandemia e pediram o impeachment de Jair Bolsonaro. Foram registradas também carreatas em São Paulo e no Rio de Janeiro”. Ponto final!

Já a Folha, que também tem aversão aos movimentos sociais, publicou uma “reporcagem” só com rótulos. “Carreatas organizadas pela esquerda voltam a pedir impeachment de Bolsonaro”, estampa o título. O jornal faz questão de enfatizar que o ato em São Paulo “teve o apoio de partidos da oposição, como PT e PSOL” e que foi pequeno – “menor do que no domingo passado”.

Manifestações vibrantes em 17 capitais

Numa cobertura mais ampla e completa, a partir da ótica do campo popular, o jornal Brasil de Fato destacou, com texto e muitas e vibrantes imagens, que “carreatas em 17 capitais pedem impeachment de Bolsonaro e vacinação para todos”. Há relatos das várias manifestações pelo país, com carreatas, bicicletaços, buzinaços, panelaços, entre outras formas criativas de protesto.

Segundo o jornal, as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, responsáveis pela jornada, apresentaram um balanço parcial indicando a realização de atos em pelo menos 26 cidades, sendo 17 capitais: Belém, Porto Velho, Maceió, Salvador, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, Teresina, Natal, Aracaju, Campo Grande, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

O jornal dá destaque para a forma criativa da manifestação em Brasília. “Um grupo realizou performance artística na Praça dos Três Poderes. Com jalecos e sacos de plásticos cobrindo as cabeças, a apresentação fez referências às vítimas de Covid-19 que faleceram em Manaus (AM) devido à falta de oxigênio nos hospitais públicos”.

Jornada mundial “Stop Bolsonaro”

Contrapondo-se à mídia patronal, o jornal Brasil de Fato informa que o protesto em São Paulo “reuniu milhares de carros e bicicletas que percorreram as ruas da cidade ao longo da tarde”. Também registra a ação truculenta da PM do tucano Doria ao final do ato, no vão do Museu de São Paulo (Masp), e as provocações dos bolsonaristas durante o trajeto.

Por último, o jornal enfatiza que “os protestos deste domingo contaram com reforço internacional, com a realização da 4ª edição do Stop Bolsonaro Mundial, que teve a participação de mais de 20 países”. A ação denunciou o genocídio na pandemia e os crimes ambientais praticados pelo governo brasileiro.

__

Altamiro Borges* é jornalista e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro do Comitê Central do PCdoB.

As opiniões aqui expostas não refletem necessariamente a opinião do Portal PCdoB