Diante do assédio moral, do arrocho salarial e da intransigência do governo nas coletivas, os trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que mantém a Agência Brasil e coloca no ar a TV Brasil e sete rádios públicos – incluindo a Nacional e o MEC do Rio de Janeiro -, entraram em greve na madrugada de sexta-feira (26). A paralisação envolve os jornalistas e radialistas das três praças em que uma ópera da EBC: São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Por Altamiro Borges*

Segundo boletim da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o motivo da greve é ​​“a intransigência da empresa que se nega a negociar o Acordo Coletivo de Trabalho desde novembro de 2020. De lá pra cá, a se recusou a negociar com o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e anunciou o fim do acordo, mantendo apenas direitos divulgados na CLT e em normas internas, que podem ser alteradas a qualquer momento ”.

Márcio Garoni, diretor da Fenaj e funcionário da EBC, explica que a pauta de estatísticas inclui recuperação das perdas salariais, manutenção do acordo coletivo e a regulação do teletrabalho, entre outros pontos. “A gente decidiu iniciar um greve por tempo indeterminado para que, de fato, a empresa pode negociar ea gente pode ter o mínimo, que é o reajuste correspondente às perdas salariais. A empresa alega que não pode aumentar gastos na pandemia, mas comprou novela da Record, gastou com a contratação de funcionários comissionados, economizou com o teletrabalho de muitos funcionários que passaram a ter que tirar do bolso para despesas como energia ”.

As mutretas da direção da EBC

Além dos retrocessos trabalhistas e do arrocho salarial, ainda pesa sobre os funcionários da EBC o risco da privatização da empresa. Na sua primeira entrevista como presidente eleito, em outubro de 2018, Jair Bolsonaro prometeu “privatizar ou extinguir a TV Brasil”. De lá para cá, as correções foram constantes e o assédio virou rotina. A violência contra jornalistas, radialistas e demais profissionais só seguiram no período. Ao mesmo tempo, a EBC foi sendo aparelhada pelos fascistas.

Na semana passada, o site Metrópoles informou que “a Empresa Brasil de Comunicação está em avanço avançado com um registro de TV para exibir na TV Brasil uma novela Escrava Isaura, que foi ao ar em 2004. A estatal planeja exibir uma novela no início do ano que vem. Caso as taxas da EBC se concretizem, uma estatística em seu grau duas novelas da Record, de Edir Macedo, bispo da Igreja Universal e apoiador de Jair Bolsonaro, em ano eleitoral. A TV Brasil já transmite uma novela bíblica ‘Os dez mandamentos’, que custou R $ 3,2 milhões aos cofres públicos ”.

Já no final de setembro, o presidente da EBC, Glen Valente, “escolheu o seu sócio para um cargo de confiança na estatal com salário de R $ 21,4 mil. O professor Almir Roberto Lima foi nomeado para o posto de gerente de marketing em Brasília … Lima se reportará diretamente à presidência da estatal, chefiada pelo seu sócio na Boradoc. Sediada na própria casa de Almir em Jundiaí (SP), uma firma informou à Receita Federal prestação ‘apoio administrativo’, ‘teleatendimento’ e ‘serviços de escritório’. O novo gerente de Marketing da EBC é o sócio-administrador da empresa ”, revelou outra matéria do site Metrópoles.

__
*Jornalista e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro do Comitê Central do PCdoB.

As opiniões aqui expostas não refletem necessariamente a opinião do Portal PCdoB