Altamiro Borges entrevista o sociólogo e ex-diretor do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio | Imagem tirada do vídeo

Neste domingo (20), o jornalista Altamiro Borges, recebeu em seu canal do Youtube (@blogdomiro), o sociólogo e professor universitário, Clemente Ganz Lúcio, que também foi diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese (2014-2019) e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

Durante a entrevista, Clemente é convidado a fazer uma análise dos graves erros do rentista Paulo Guedes; a crise econômica, que se agrava desde 2014 com o processo de afastamento da presidenta Dilma, e as medidas negativas tomadas pelo governo atual para enfrenta-la.

“Vivemos um golpe político, um golpe na democracia brasileira afirmando que isso era necessário, para quem o fez, para que a economia voltasse a crescer em uma nova dinâmica e o que entregaram foi esse crescimento medíocre, com o PIB de 1% ano (…)”, disse Clemente.

O sociólogo também fez uma breve avaliação do impacto do auxílio emergencial para a popularidade do Bolsonaro, que a princípio era contra, e o desdobramento disso; o corte no número de beneficiários que o recebem, além da diminuição do seu valor (de 600 para 300 reais) e a importância de lutar por esse benefício.

Outra fala de Clemente foi sobre o país ir na contramão do que outros estão fazendo para melhorar sua economia no pós pandemia, “seria muito interessante que no caso brasileiro nós tivéssemos uma orientação para a retomada da atividade produtiva, com um conceito de reorganização do sistema produtivo, voltado para aquilo que o mundo esta indicando depois dessa crise, que é um grande investimento na proteção social, especialmente na saúde, e um grande investimento na proteção ambiental (…).”

Assista à entrevista na íntegra: