Temendo o impeachment, Bolsonaro está cada dia mais pragmático e fisiológico. Só os bolsominions mais tapados ainda acreditam nas bravatas da “nova política”. Nesta semana, ele nomeou dez novos deputados para a vice-liderança do governo na Câmara Federal, escancarando o noivado com as raposas do Centrão.

Por Altamiro Borges*

O troca-troca incomodou a bancada do bolsonarismo-raiz, mas ela jura que continua seguidora fiel do “capetão”. Após ser enxotada da vice-liderança, a pegajosa deputada Carla Zambelli (PSL-SP) foi às redes sociais para dizer que não se sentia desprezada e que segue como “soldado de Bolsonaro”.

Segundo relato da Época, “após o governo formalizar a troca de seus vice-líderes na Câmara, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) afirmou que eles continuam ‘soldados de Jair Bolsonaro’ e que estarão ‘sempre ao lado do melhor Presidente da República que o Brasil já teve'”. Será?

Centrão engole “soldados de Bolsonaro”

A mudança na vice-liderança foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (30). “Jair Bolsonaro indicou 10 novos vice-líderes e dispensou oito do cargo, todos identificados ideologicamente com o presidente, incluindo Zambelli. As nomeações abrem espaço a deputados do Centrão”, descreve a revista.

Como lembra a Época, há três semanas um dos principais caciques do Centrão, o deputado Ricardo Barros, assumiu o cargo de líder do governo na Câmara Federal. Agora, o trabalho de limpeza deu mais um passo. Os parlamentares bolsonaristas mais raivosos e inábeis seguem sendo chutados sem dó nem piedade.

Além de Carla Zambelli, deixaram a vice-liderança os deputados Guilherme Muraro Derrite (PP-SP), Carlos de Mattos Júnior (PSL-RJ), Luiz Armando Schroeder Reis (PSL-SC), Eros Biondini (PROS-MG), Diego Alexsander (Podemos-PR), Aline Sleutjes (PSL-PR) e Caroline de Toni (PSL-SC).

 

(*) Altamiro Borges é jornalista e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro do Comitê Central do PCdoB.

 As opiniões aqui expostas não refletem necessariamente a opinião do Portal PCdoB