Jair Bolsonaro dá azar. Na eleição para a prefeitura do Rio de Janeiro, o “capetão” fez lives em apoio ao “bispo” Marcelo Crivella, participou de atos e até de patéticas dancinhas. Os seus filhotes – o 01, Flávio Rachadinha, e o 03, o Carluxo Pitbull – inclusive ingressaram no Republicanos, o partido da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd).

Por Altamiro Borges*

Apesar do forte apoio, o prefeito não foi reeleito, teve uma votação medíocre e, para piorar, na manhã desta terça-feira (22) ele ainda foi preso, acusado de corrupção. Ainda não há muitos detalhes sobre os motivos da midiática prisão, que deve abalar ainda mais o acalentado projeto de poder da Iurd de Edir Macedo.

O “QG da Propina” funcionava na prefeitura

Segundo o noticiário, o rejeitado prefeito bolsonarista foi detido em uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro que investiga um suposto “QG da Propina”. A quadrilha atuaria dentro da prefeitura extorquindo empresas. A prisão de Crivella ocorre nove dias antes de terminar seu mandato.

Além do ‘bispo’ da Iurd, também foram levados para a cadeia o delegado de polícia aposentado Fernando Moraes, o tesoureiro da campanha Mauro Macedo e o empresário Rafael Alves – apontado como o chefe da organização criminosa. A operação ainda mirava o ex-senador Eduardo Lopes, mas ele não foi encontrado.

A derrota do “alinhado” Josiel Alcolumbre

Além da derrota na urna e da prisão de Marcelo Crivella, o “capetão” também revelou seu pé-frio na eleição para a prefeitura de Macapá, realizada no domingo (20). Em outra de suas famosas “lives”, Bolsonaro pediu voto para Josiel Alcolumbre, irmão do presidente do Senado – seu fiel aliado.

Deu zebra! Antes favorito no pleito da capital do Amapá, Josiel Alcolumbre perdeu para o desconhecido Dr. Furlan, do partido Cidadania. No vídeo, o “capetão” rogou – “do fundo do coração” – pelo voto no irmão do aliado, afirmando que ele seria “um prefeito perfeitamente alinhado com o presidente da República”.

Jair Bolsonaro também não poupou elogios ao irmão do candidato, o presidente do Senado. “Em todos os momentos que o governo precisou do Senado, o Davi nos socorreu. Ele foi um grande parceiro na relação Presidência da República-Senado Federal”. O apoio encarecido ao irmão seria uma forma de retribuição.

Davi Alcolumbre será ministro no laranjal?

Como lembra a revista Época, “as eleições municipais do Macapá ocorreram em dezembro devido à crise energética que atingiu o estado no mês de novembro. Josiel Alcolumbre foi o 12º candidato – de 14 – apoiado por Jair Bolsonaro para prefeito e derrotado nas eleições”. O “capetão” está em péssimo momento. Ele dá azar!

Mas, como lembra a jornalista Thaís Oyama, no site UOL, Josiel Alcolumbre não deve estar tão desesperado. “Quanto ao candidato derrotado à prefeitura de Macapá, que ninguém se compadeça dele porque não ficará desempregado por muito tempo”.

“Seu irmão, Davi Alcolumbre, que, segundo afirmou Bolsonaro no vídeo, nunca negou socorro ao governo, já recebeu a promessa de um ministério assim que deixar a presidência do Senado. Com isso, Josiel, que é o seu primeiro suplente, poderá herdar o seu mandato”. Tudo em família, como insiste Bolsonaro.

__

Altamiro Borges* é jornalista e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro do Comitê Central do PCdoB.

As opiniões aqui expostas não refletem necessariamente a opinião do Portal PCdoB