Charge: Duke (domtotal.com)

Bateu o desespero no “capetão” com as eleições no Rio de Janeiro e em São Paulo. Após anunciar o apoio a Marcelo Crivella e Celso Russomanno – servos do “bispo” Edir Macedo –, Bolsonaro viu as duas candidaturas descerem ao inferno. O jornal O Globo relata que o “presidente faz apelo conservador” para evitar a tragédia.

Por Altamiro Borges*

Segundo o diário, “faltando apenas duas semanas para o primeiro turno da eleição municipal, o presidente Jair Bolsonaro recorre a valores conservadores para tentar superar fragilidades de seus candidatos a prefeito no Rio e em São Paulo e, assim, conseguir levá-los ao segundo turno”.

A falsidade dos “valores da família”

Neste feriadão de Finados, Russomanno e Crivella, ambos do Republicanos – o partido da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) –, divulgaram vídeos em que Bolsonaro diz que a vitória deles serve para impedir a volta da esquerda ao poder e para reafirmar o que ele chama de “valores da família”.

Segundo O Globo, “as propagandas foram gravadas às pressas em um momento em que os dois candidatos estão ameaçados de não chegar ao segundo turno… O tom da fala de Jair Bolsonaro nos vídeos divulgados reedita mensagem empregada por ele em 2018, quando venceu a eleição presidencial”.

De acordo com a pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (30), Crivella está empatado com Martha Rocha (PDT) no segundo lugar, com 14% das intenções de voto. Já Russomanno perdeu a liderança que tinha no início de outubro, com 26% das intenções de voto, e hoje está com 20%, em segundo lugar.

“Capetão” faz campanha para “bispo” da Iurd

No vídeo, o inconsistente Celso Russomanno afirma: “Estamos há muitos anos juntos no Congresso Nacional e as nossas bandeiras são as mesmas: a liberdade econômica e a defesa da família”. Ele é interrompido por Bolsonaro, com sua diarreia fascista: “É o conservadorismo, a questão da criançada em sala de aula”.

Já em socorro ao rejeitado prefeito Marcelo Crivella, o vídeo de campanha fala em “convocação oficial do exército do bem”. O “capetão” pede voto para o “bispo” da Igreja Universal do Reino de Deus contra o que ele chama de “ideologia nefasta”, referindo-se às forças de esquerda.

O apoio ostensivo de Bolsonaro pode é prejudicar os dois candidatos, conforme explica o jornal O Globo. “Isso porque a rejeição ao presidente é alta tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo. De acordo com pesquisa Ibope de outubro, este índice alcançava 38% no Rio e 48% em São Paulo”.

A alta rejeição do presidente em SP e RJ

Esse descrédito inclusive gera dilemas. “Em entrevista ao jornal O Globo em outubro, Russomanno disse que, a despeito da rejeição de Bolsonaro ser alta em SP, não agiria como ‘um traidor’. Mas, à medida em que começou a cair nas pesquisas, ele passou a modular a associação com o presidente”.

“Na última semana, Russomanno reduziu a presença de Bolsonaro em seus programas no rádio e na TV e chegou a declarar posições contrárias a ele, como no caso da vacina chinesa Coronavac. Agora, a partir da gravação do vídeo, a campanha dá nova guinada, retomando a associação com o presidente”.

__

Altamiro Borges* é jornalista e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro do Comitê Central do PCdoB.

As opiniões aqui expostas não refletem necessariamente a opinião do Portal PCdoB