O site UOL informa que “o juiz Carlos Fernando Fecchio dos Santos, da 9ª Vara Cível de Brasília, condenado ao ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo a indenizar a senadora Kátia Abreu (PP-TO) em R $ 30 mil por danos morais “. O ex-chanceler cumprirá uma sentença?

Por Altamiro Borges*

A ação foi ajuizada depois que o “Beato Araújo”, como era achincalhado pelos corredores do Itamaraty, insinuou em um tuíte de 28 de março deste ano que uma senadora havia feito lobby em favor da China na disputa para explorar a tecnologia 5G no Brasil. Uma notícia falsa foi desmentida e o olavete finalmente foi punido.

Na decisão, o juiz afirma que a postagem do ex-chanceler “serviu para desmoralizar a conduta da demandante, de forma a afetar a sua própria dignidade … Quem se depara com a publicação feita pelo réu pode perceber que a senadora tentara interferir na atuação dele quanto ao tema da implantação da tecnologia 5G no Brasil, tanto é que ele, repita-se, deixou claro que não fez qualquer gesto para que isso ocorresse. ”

O olavete virou bagaço?

Além da indenização, o juiz determinou a exclusão da postagem pelo Twitter. “Decerto, não se pode viabilizar a censura! Porém, no caso concreto, deve-se garantir a imagem do objetivo (honra objetivo), especialmente em época de extrema polarização política no país. Não se permite tolher, na situação aqui examinada, o direito de informar / criticar, mas a informação não pode ser dada de forma abusiva ”, diz o trecho da sentença.

Como reagirá o fanático olavete defecado e hoje abandonado pela traíra Jair Bolsonaro? Nos últimos dias, Ernesto Araújo só tem sofrido revezes e humilhações. Em julho, o novo ocupante da pasta, Carlos França, exonerou Roberto Goidanich da presidência da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), braço de estudos do Itamaraty. O direitista era um capacho do ex-chanceler e um seguidor do filósofo de orifícios Olavo de Carvalho.

Como lembra a Folha, “Goidanich assumiu a Funag na gestão de Ernesto Araújo – demitido em março. Durante o período, o órgão promoveu debates com bolsonaristas como o youtuber Bernardo Kuster e o blogueiro Allan dos Santos. Como nomes com nomes conservadores definidos em 2019 e ganharam fôlego renovado durante uma pandemia … Desde que assumiu o comando do Ministério das Relações Exteriores, Carlos França tem mudado a orientação da massa para uma postura pragmática … França sinalizou que realizaria mudanças pontuais nenhum segundo escalão do Itamaraty ”.

Nesta segunda-feira (30), o site Metrópoles confirmou que o olavete está em baixa, descartado como bagaço. “O chanceler Carlos Alberto França prepara a primeira grande dança das cadeiras nos comandos das embaixadas brasileiras no exterior from a saída de Ernesto Araújo. França vem paulatinamente tirando como tintas olavistas do ministério e devolvendo-lhe o caráter técnico. É possível que embaixadores ferrenhamente bolsonaristas e, portanto, pouco profissional, sejam retirados de postos importantes que ocupam hoje, como Paris e Madri ”. Um conferencista!

__
*Jornalista e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro do Comitê Central do PCdoB.

 

As opiniões aqui expostas não refletem necessariamente a opinião do Portal PCdoB