A bolsonarista Ana Paula Henkel, ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira, segue disparando suas fake news. Agora, porém, as mentiras colocam em risco a vida de milhares de pessoas. Na rádio Jovem Pan – uma concessão pública que adora dar palanque para psicopatas direitistas –, a ex-celebridade esportiva fez campanha indireta contra a vacinação.

Por Altamiro Borges*

Arrogante, elitista e negacionista, a fascistinha afirmou que as vacinas contra Covid-19 aplicadas nos Estados Unidos já causaram a morte de 501 pessoas e mais de 11 mil reações adversas. A informação é falsa e foi tirada de uma plataforma na qual qualquer cidadão estadunidense inclui dados sobre “eventos adversos”.

O próprio Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA explica que os dados coletados pelo Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas (VAERS, na sigla em inglês) “não podem ser usados para determinar as taxas de eventos adversos”. A plataforma serve apenas para “detectar possíveis problemas” na área de saúde.

A “roleta-russa” da ex-craque do vôlei

Apesar desse alerta oficial, Ana Paula Henkel garantiu que as vacinas matam nos EUA. A bolsonarista ainda afirmou que o Brasil vive “uma roleta-russa” por causa da vacinação. A fake news já foi desmentida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que informa que não há casos de mortes no país em decorrência do uso de imunizantes.

Em nota divulgada nesta terça-feira (2), que deveria servir para a rádio Jovem Pan conter as fake news obradas pela ex-jogadora, a Anvisa garantiu que não há nenhum caso de óbito conhecido que tenha relação estabelecida com o uso das vacinas para Covid-19 autorizadas no país:

“As vacinas em uso no país são consideradas seguras. Não houve alteração na relação de risco e benefício deste produto. Já é esperado que pessoas venham a óbito por outros motivos de saúde e mesmo por causas naturais, tendo em vista a taxa de mortalidade já conhecida para cada faixa etária da população brasileira”.

Como ex-craque do vôlei, a bolsonarista Ana Paula Henkel é uma péssima comentarista de rádio. Ela faz mal à saúde!

__

Altamiro Borges* é jornalista e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro do Comitê Central do PCdoB.

As opiniões aqui expostas não refletem necessariamente a opinião do Portal PCdoB