Com o fim do recesso parlamentar, o clima político deve esquentar ainda mais no país. O “capetão” seguirá com suas fake news sobre fraude eleitoral, organizando sua milícia e preparando o golpe para 2022. Já as forças democráticas precisarão bater mais duro no fascista para cortar as suas asinhas. Do contrário, a democracia poderá sofrer abalos.

Por Altamiro Borges*

Nesse rumo, sem ilusões e ou vacilação, foi positiva a iniciativa de 11 partidos que pediram formalmente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a interpelação de Jair Bolsonaro por seus ataques à urna eletrônica. O grupo acionou o TSE para cobrar que ele apresente provas concretas sobre as suas bravatas criminosas e desestabilizadoras.

A petição foi assinada por MDB, Solidariedade, PSDB, PT, PDT, PCdoB, PSOL, Rede, Cidadania, PV e PSTU e enviada ao corregedor-geral eleitoral, ministro Luís Felipe Salomão. A maioria dos partidos é de oposição, mas a petição contou também com a adesão de siglas que ainda têm aliados do fascista no parlamento – como o MDB e o Solidariedade.

Na petição, os partidos rechaçam, entre outros crimes, “as banalidades divulgadas pelo presidente Jair Bolsonaro na noite de 29/07/2021, quando afirmou ‘não ter provas, mas indícios’ e voltou a atacar as instituições, ignorando a gravidade de suas levianas palavras que, longe de prestarem qualquer contribuição à segurança das eleições, buscam desmerecer os pilares democráticos e uma forma de eleição cuja confiabilidade vem sendo observada por quase um século, garantindo a alternância democrática em estrito reflexo da vontade popular”.

__
*Jornalista e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e membro do Comitê Central do PCdoB.

As opiniões aqui expostas não refletem necessariamente a opinião do Portal PCdoB