A deputada federal (PCdoB-BA) Alice Portugal repudiou os ataques à caravana do ex-presidente Lula, que foi atingida por tiros, na última terça-feira (27), no município de Quedas do Iguaçu, no Paraná. Para a parlamentar comunista, a ação contra a caravana ‘Lula pelo Brasil’, que viaja pelo Sul do país, é um demonstrativo do clima de ódio e intolerância no Brasil, e se assemelha a atos de terrorismo.

“Esse clima de ódio e intolerância expande o terrorismo no Brasil. Grupos de direita estão atuando como milícias. Querem afastar o povo da política, inclusive atentando contra a vida de um líder popular”, destacou Alice Portugal.

A parlamentar também criticou os agentes de segurança do Paraná, que, segundo ela, sabiam da visita de Lula no estado e da reação negativa dos grupos de direita, mas que nada fizeram para impedir os ataques. Ela informou, ainda, que pedidos prévios de segurança foram feitos, mas ignorados.

O governador do Paraná é Beto Richa, do PSDB. “Tudo foi previamente comunicado, então, qualquer coisa que aconteça com algum de nós já está anunciado”, completou a deputada Alice.

O ataque
Dois ônibus da caravana de Lula foram atingidos por quatro tiros, quando deixavam o município de Quedas do Iguaçu. Nos veículos, estavam jornalistas e convidados, que não se feriram. O ex-presidente estava em outro ônibus.

Leia mais: Nota PCdoB: Contra a escalada fascista, em defesa da democracia!