Nesta segunda-feira (14), a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) se pronunciou na Câmara, por videoconferência, a respeito da necessidade de o governo federal organizar, com celeridade e seriedade, um plano nacional para a vacinação de toda a população brasileira. Enquanto outros países já iniciam a imunização ou anunciam seu começo para breve, Bolsonaro e sua equipe, em mais uma atitude de descaso e desrespeito, ainda não deixaram claro o que será feito no Brasil.

“O Brasil acompanha, estarrecido, a indefinição de quando o povo brasileiro será imunizado. Mas, quero parabenizar o ministro (Ricardo) Lewandowski (do STF) por dar 48 horas para que o governo federal apresente o Plano Nacional de Imunização”, iniciou a parlamentar. “E não importa qual a vacina, qual a nacionalidade do laboratório que chegou ao grande feito científico. O que importa é que o Brasil, um país com mais de 200 milhões de habitantes, tenha vacinas de todas as possibilidades e naturezas”, destacou.

Alice também colocou que “o presidente Bolsonaro e a Anvisa terão que responder porque falsificaram, cometeram estelionato científico, ao dizer que a comissão de técnicos havia dado o aval àquela organização do sistema de imunização”. Ela defendeu a necessidade de “um plano de vacinação que tenha critérios científicos” e do uso de vários imunizantes que tenham mostrado segurança e eficácia para que seja possível responder às urgências de um país com as dimensões continentais do Brasil.

Assista o vídeo:

Por Priscila Lobregatte