A líder do PCdoB na Câmara, deputada Alice Portugal (BA) se manifestou nesta quinta-feira (31) sobre o período de um ano que Michel Temer assumiu a Presidência da República, de forma ilegítima. Para ela, Temer só contabilizou prejuízos ao país por meio de suas medidas, como o desmonte do BNDES, a reforma trabalhista e da previdência, a lista de privatizações, o leilão do pré-sal e a redução do salário mínimo.

Alice explica que o BNDES perde a sua capacidade de banco de desenvolvimento e apoio aos empreendimentos brasileiros em território nacional e no exterior. “A bancada conservadora de extrema direita insiste em dizer que o BNDES dava dinheiro brasileiro para outros países. Fazem o estigma de Cuba e Venezuela. Não, era um recurso para as empresas brasileiras crescerem e isso gerou empregos e divisas para o país.”, declara.

Na opinião da parlamentar comunista, Michel Temer é um agente do capital externo. “No momento que o golpe foi perpetrado, dizíamos nas redes e nas ruas que o cérebro e o cofre do golpe estavam fora do Brasil. Hoje eu não tenho dúvidas disso. Há uma investidura para arrebentar as empresas brasileiras e acabar com o Estado nacional. Efetivamente entregar este naco saboroso de mercado à estrangeiros”, declara.

A deputada continua relembrando das ações de Temer nos últimos doze meses. “A cesta de maldades sociais é gigantesca. A reforma trabalhista, que rasga a CLT e leva os trabalhadores à um processo de insegurança jurídica.”, expõe. Alice também tratou sobre a reforma da previdência, que em sua opinião é “um projeto excludente e antipopular”, mas enfatiza “nós vamos lutar com todas as nossas forças e energias para impedir a votação”.

Durante a declaração, a líder na Câmara comentou sobre o déficit nas contas públicas. “Na quarta-feira (30) trouxeram um orçamento acrescido de 30 bilhões de reais. É um déficit, que na verdade não é o endividamento para promover políticas públicas, como não perder o Minha Casa Minha Vida ou salvar as universidades que estão neste momento sem recursos para chegar até o fim do ano. Era dinheiro para apoiar os banqueiros e quem sabe pagar as emendas parlamentares da maioria artificial que foi montada aqui. E vem aí a segunda denúncia do Temer. E o que se fala aqui na Câmara é que essa denúncia é bombástica”, declarou.

Alice explica que nesta última quarta-feira (30) retornou as mãos do delator, Lúcio Funário, a sua própria delação para completar questões que o Ministro Edson Fachin achou que deveriam constar no texto da delação. “Na semana que vem por conta do feriado do 07 de setembro será uma semana de apenas dois dias políticos. Será um 07 de setembro triste. Ao invés do Brasil comemorar a independência, vamos ter ali um governo ilegítimo na tentativa de implementar o neoliberalismo no Brasil”.

Após esse ano de retrocessos, a comunista pede para o país fazer uma reflexão profunda sobre o futuro do Brasil. “É preciso sair da anestesia que a Rede Globo impõe aos brasileiros. Dizer que há parlamentares probos e sérios que tem com defender os interesses nacionais e populares. Não somos iguais, aqui é um mosaico de diferenças. Nós precisamos erguer a voz e entrar na luta, porque se não entrarmos vão retirar todos os direitos conquistados nesses anos, especialmente nos últimos 13 anos de governos sociais e populares. Rebelem-se contra as injustiças!”, concluiu.

Assista a declaração completa da líder do PCdoB: