A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), da coligação Frente do Trabalho por toda Bahia (PT, PCdoB, PP, PSB, PSD, PR, Pode), foi reeleita para o seu quinto mandato com mais de 126 mil votos.

Conhecida na Câmara pela defesa contundente dos direitos dos trabalhadores, dos servidores públicos e da educação pública de qualidade, Alice não teme seus adversários políticos e enfrenta com destemor o debate na Câmara.

Farmacêutica e bioquímica, Alice é filiada no PCdoB desde 1979. A comunista passou a integrar o Comitê Central em seu 12º Congresso (2009). Integra o Comitê Estadual do PCdoB da Bahia e do Fórum Nacional de Emancipação da Mulher.

Alice Portugal entrou no Parlamento em 1994 como deputada estadual pela Bahia, sendo reeleita e tendo recebido todos os prêmios da imprensa baiana pelo êxito dos seus mandatos. De 1981 a 1995, Alice foi vice-presidente da Assufba.

Em 2004, elegeu-se deputada federal. Em 2016, foi escolhida pelo PCdoB para ser candidata a prefeita de Salvador e ficou em segundo lugar. Posteriormente, em 2017, Alice assumiu a liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados, foi destaque nacional na luta pelo fortalecimento do papel da mulher na política e no combate aguerrido à agenda imposta pelo golpista Michel Temer.

Alice é uma das autoras da Lei do Piso Salarial Nacional do Professor; teve importante atuação na aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que destinou 10% do Produto Interno Bruto (PIB) à educação brasileira; na aprovação da aposentadoria das mulheres policiais – demanda antiga da categoria, que virou lei em 2014. Foi relatora da PEC da Juventude, incluindo na Constituição direitos importantes para os jovens brasileiros.

Pela sétima vez consecutiva, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), inclui Alice na lista dos 100 mais influentes do Congresso Nacional.