A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) denunciou, nesta terça-feira (9), o desmonte da Petrobras e defendeu os direitos dos petroleiros. O governo federal concluiu as negociações da venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), que fica em São Francisco do Conde, na Bahia.

Na sessão plenária da Câmara, a parlamentar destacou que a unidade foi vendida por 1,65 bilhão de dólares, mas segundo cálculos do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), o valor de mercado da refinaria baiana seria entre US$ 3 bilhões e US$ 4 bilhões.

De acordo com estudo da PUC Rio, que analisou os efeitos da privatização de seis das oito refinarias colocadas à venda pela direção da Petrobras (Refap-RS, Repar-PR, Regap-MG, Rlam-BA, Rnest-PE e Reman-AM), apontou que a venda dessas refinarias vai abrir espaço e incentivar a criação de um oligopólio nacional e monopólios regionais privados e sem competitividade.

“É um cruel ataque à soberania nacional. Estou ao lado dos petroleiros nesta luta contra a privatização, contra Bolsonaro em defesa da Petrobras e do Brasil”, afirmou Alice.

*Ascom deputada Alice Portugal