Alice Portugal (PCdoB-BA) defendeu uso medicinal da Cannabis na Câmara
Em audiência pública realizada na última terça-feira (26) pela comissão especial do Projeto de Lei 0399/15, que dispõe sobre medicamentos formulados com Cannabis, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) defendeu o uso medicinal da planta e o acesso ao medicamento como direito humano.

“Estamos buscando usar o que a ciência já tipificou como fitoterápico. A Anvisa liberou no Brasil o uso do Mevatyl, que é fabricado com extratos combinados da Cannanis. Não podemos deixar de tratar disso de maneira concreta para darmos acesso ao medicamento a quem precisa. Não estamos aqui discutindo a liberação recreativa e a descriminalização, estamos tratando das pessoas que precisam do medicamento e não têm dinheiro para comprar o Mevatyl”, afirmou Alice, que é farmacêutica-bioquímica.

Desta forma, a deputada se contrapôs à fala do ministro da Cidadania, Osmar Terra, que condenou o uso medicinal da Cannabis na audiência. Alice fez questão de frisar que é necessário também debater a descriminalização e do uso recreativo da Cannabis, mas que estes não eram o tema do PL e da audiência em curso e que o ministro estava tratando como iguais, assuntos distintos.

Confira o discurso da parlamentar na reunião.