Deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) criticou nesta segunda-feira (30) declarações Bolsonaro no domingo (29), que chegou a usar o aumento dos casos de violência doméstica para pregar o fim do isolamento social.

A parlamentar defendeu a aprovação de projeto apresentado por ela com medidas emergenciais para proteger vítimas de violência doméstica durante a pandemia, sem quebrar o necessário isolamento pela saúde de todas e todos.

Na proposta de Alice, constatada pela autoridade pública situações de agressão à mulher e/ou a seus filhos, o agressor deverá ser imediatamente retirado do convívio familiar ou a mulher e os filhos devem ser levados para Casas-abrigo ou Centros de Atendimento Integral e Multidisciplinares para Mulheres.

Além disso, Alice propõe que os poderes deverão assegurar recursos extraordinários emergenciais para garantir o funcionamento das Casas-abrigo e dos Centros de Atendimento.

“O crescimento da violência contra a mulher neste período é preocupante. No Rio de Janeiro, por exemplo, os casos aumentaram em 50%. É importante ressaltar que essa crise decorrente da quarentena afeta mais as mulheres, pois elas são maioria entre trabalhadores informais e domésticos. Esse projeto é necessário e precisa de rápida tramitação para assegurar maior proteção às mulheres e seus filhos menores nesta situação”, afirmou Alice.