A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) criticou, nesta terça-feira (19) a política desastrosa do presidente Jair Bolsonaro e de seu ministro da Economia, Paulo Guedes, que tem impactado fortemente na vida da população brasileira. Um dos indicadores da grave situação econômica do país — que não tem sido devidamente enfrentada pelo governo — é o índice de endividamento.

“Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio, o ano de 2021 fechou com mais de 70% das famílias brasileiras endividadas. Foi o maior registro nos últimos 11 anos”, constatou a deputada em postagem feita em suas redes sociais.

Alice salientou que este é o “efeito da dupla Bolsonaro e Paulo Guedes, que transformou o Brasil em um país dos endividados, desempregados, esfomeados e com umas das maiores inflações do mundo!”.

A  Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio (CNC), mostrou que esse índice de 70% é recorde. Entre 2020 e 2021, o crescimento foi 4,4 pontos percentuais, o maior dos últimos 11 anos. O principal tipo de dívida apontado é o de cartão de crédito, que atinge cerca de 82,6% na média anual.

 

Por Priscila Lobregatte

Com agências