Rua na cidade de Dusseldorf após medidas restritivas

A chefe de governo da Alemanha, Angela Merkel, pretende prolongar o regime de medidas restritivas preventivas em todo o país até o mês de abril, segundo projeto divulgado no domingo (21). O documento será apresentado no início da semana na cúpula sobre a pandemia do novo coronavírus com representantes dos 16 Estados-regiões.

Parte das medidas que haviam sido aliviadas nas últimas semanas devem ser colocadas em vigor mais uma vez para tentar evitar novos casos de Covid-19. O plano atual deveria ser respeitado até 28 de março, mas Merkel propõe uma prorrogação até 18 de abril.

A ação centralizada pelo governo alemão contrasta com a total falta de coordenação do governo Bolsonaro que transforma o Brasil no país com piores índices de contenção da propagação viral em todo o planeta.

Desde o início da pandemia, a Alemanha acumula 2.677.855 contágios e 74.797 mortes provocadas pelo coronavírus Sars-CoV-2, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. De acordo com os dados epidemiológicos, a incidência da doença no país tem subido significativamente nas últimas semanas, chegando a preocupantes mais de 107 novos casos por cada 100 mil habitantes.

“Infelizmente, teremos que fazer uso desse freio de emergência”, disse Merkel, sustentando que as autoridades regionais devem usar mecanismos de “freio de emergência”, o que significa retroceder com relação a flexibilizações já feitas por conta do aumento das infecções semanais.

Merkel considera que os Estados poderiam lançar “projetos-modelo provisórios” para “abrir áreas específicas à vida pública com medidas de proteção rígidas”. O documento propõe viagens de vacinação e “férias de baixo contato” dentro de cada Estado da federação, proposta que deve ser discutida com os governos estaduais.

Restaurantes, bares e muitas instalações de lazer na Alemanha foram fechados desde o início de novembro de 2020, e hotéis estão fechados para turistas.

Burkhard Jung, presidente da Federação Alemã de Cidades e Municípios, ponderou sobre a política, ponderou sobre a política de prolongar o lockdown. “Devemos introduzir um novo indicador de coronavírus na Alemanha que também leve em consideração a taxa de vacinação, a carga das unidades de terapia intensiva e a mortalidade relacionada com os casos”, disse a repórteres.

As autoridades de saúde relataram 13.733 novas infecções e 99 mortes nas últimas 24 horas.

Maria Van Kerkhove, responsável pela gestão da pandemia na Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou em coletiva de imprensa que “na Europa e em outras áreas existe uma combinação que favorece a transmissão, como pressões para abrir economias, dificuldades no cumprimento das medidas locais, além do fato da distribuição da vacinação não ser justa, e as variantes que estão surgindo serem mais contagiosas ”.

Por isso, a especialista da OMS destacou a importância de continuar a conscientizar a população sobre a importância do cumprimento das medidas de prevenção de contágios do coronavírus e exortar os governos a ajudarem as pessoas a cumprir essas medidas.