Sequestro de turbinas do Nord Stream 1 pelo Canadá reduz fluxo de gás russo para Alemanha

O vice-primeiro-ministro alemão e ministro da Economia, Robert Habeck, fez um apelo público ao Canadá para que libere as turbinas do gasoduto Nord Stream 1 que estão bloqueadas em Montreal devido às sanções impostas à Rússia e são fundamentais para a continuidade dos fluxos de gás russo para a Europa.

“Precisamos de capacidades no Nord Stream 1 para preencher nosso armazenamento”, disse Habeck à Bloomberg. “As capacidades de armazenamento preenchidas na Alemanha não são importantes apenas para o mercado alemão, mas também para o mercado europeu e para a segurança do abastecimento na Europa”, acrescentou.

O pedido a Ottawa significa uma retificação do governo alemão, que antes dizia que não havia nenhum problema, era tudo má vontade de Moscou.

A Siemmens retirou para manutenção turbinas que permitem manter o fluxo de gás pelo gasoduto, levou para uma fábrica sua no Canadá e aí o governo do primeiro-ministro Justin Trudeau decidiu apreendê-las por causa das sanções.

A Rússia já havia esclarecido que a reposição das turbinas era imprescindível para o fornecimento de gás, Berlim não vinha levando a sério, até que a Rússia reduziu a entrega a 60%, para não sobrecarregar as turbinas restantes [que acionam os compressores] e acabar quebrando geral. O fornecimento caiu de 167 milhões de metros cúbicos de gás para 100 milhões, diariamente.

Frio de inverno

Moscou faz o que pode, mas se os alemães insistem em ficar com frio no inverno, o que se há de fazer. Parece que a mensagem começa a ser compreendida do outro lado da linha Oder-Neisse.

Habeck pediu encarecidamente ao governo Trudeau que devolva as turbinas antes do início dos trabalhos de manutenção no gasoduto russo, que começaram em 11 de junho. Conforme a máquina midiática de desinformação, se as turbinas não chegam o presidente russo Vladimir Putin “teria desculpa para manter o gasoduto fechado”.

Tentando comover Trudeau, o ministro alemão propôs, como alternativa a que o Canadá mantenha a pose de durão com Moscou, que “se for é uma questão legal para o Canadá, quero deixar claro que não estou pedindo que entreguem para a Rússia, mas que levem para a Alemanha”.

Habeck é o ministro que já deu o exemplo, anunciando que está tomando – agora é verão – banho um pouco mais frio e mais curto.

Por sua vez, o presidente da Agência Federal de Redes da Alemanha, Klaus Müller, disse temer que a interrupção temporária possa ser usada como desculpa pela estatal russa Gazprom para cortar o fluxo e se transformar em “manutenção política mais longa”.

Ele recomendou uma revisão das caldeiras a gás em todo o país para maximizar a economia de consumo. “A manutenção pode reduzir o consumo de gás em 10-15%”, destacou.

A manutenção preventiva do gasoduto e seus sistemas é feita anualmente, durante o verão, para garantir que esteja tudo nos conformes durante o inverno. A parada técnica está planejada para durar dez dias “para garantir a operação eficaz, segura e confiável do gasoduto”, segundo a Gazprom.

O gás natural, embora seja transportado por um gasoduto, precisa ser pressurizado periodicamente em intervalos de 64 a 161 km. A estação de compressão, também chamada de estação de bombeamento, é o “motor” que alimenta um duto de gás natural de longa distância.

Como o nome indica, a estação comprime o gás (aumentando sua pressão), fornecendo energia para movê-lo pelo gasoduto. O compressor é acionado por um motor ou turbina alimentado por parte do gás natural sangrado do gasoduto. O tamanho da estação e o número de compressores (bombas) variam em função do diâmetro da tubulação e do volume de gás a ser movimentado.