Olivia Santana, deputada estadual (PCdoB-BA)

De autoria da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB-BA) e do deputado Robinson Almeida, um debate sobre a saúde de trabalhadoras e trabalhadores da educação profissional no estado foi tema de audiência realizada na manhã desta quarta-feira (10), de forma virtual, pela Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviço Público da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

“Uma iniciativa conjunta que proporcionou um debate diverso e necessário para a saúde das trabalhadoras e trabalhadores na educação profissional da Bahia. Nosso mandato coletivo é feito de ações que favorecem o povo!”, escreveu a deputada em suas redes sociais.

Atendendo ao pedido do Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho(Forumat), o debate resultou em encaminhamentos importantes para a categoria, entre eles a criação de um grupo para capacitar docentes da rede de educação profissional sobre o tema, a partir do primeiro semestre de 2022.

Também foi apresentada indicação para que a Secretaria da Educação do Estado promova a qualificação de mulheres, devido à dupla jornada de trabalho, entre emprego e atividades do lar. Houve ainda avanço na discussão a respeito da saúde mental de profissionais da área e realização de encontros e seminários sobre saúde e segurança no trabalho nos âmbitos municipal e estadual.

Na ocasião, a deputada Olívia Santana lembrou a relevância do tema, que está em consonância com sua trajetória de defesa das trabalhadoras e trabalhadores da educação. “A audiência colabora com o avanço das condições laborais dos profissionais da área, considerando que é preciso ter um olhar da saúde na educação. Garantir segurança e saúde no trabalho é fundamental para que os diversos agentes envolvidos no processo educacional desempenhem suas funções de forma satisfatória”, afirmou a parlamentar.

Já o deputado Robinson Almeida lembrou os avanços na área da Educação. “A Bahia vem caminhando, desde o governo Wagner, no processo de implantação da maior oferta de educação profissional que aconteceu no estado. É um avanço extraordinário na área”, reforçou.

Técnica da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (DIVAST)/Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CESAT), Gildete Sodré de Britto, durante o debate, fez uma breve contextualização do cenário atual na Bahia, apresentando uma proposta de capacitação de professores e trabalhadores da rede estadual da Bahia.

O procurador do Ministério Público do Trabalho, Pacífico Antônio Luz de Alencar Rocha, por sua vez, frisou que a audiência possibilitou discutir a implementação de um sonho antigo do Forumat, que é a inclusão da saúde do trabalhador na capacitação dos trabalhadores da educação profissional do estado da Bahia. “Foi uma excelente oportunidade de troca de experiências e de pensarmos essa temática juntos”, sintetizou.

__
Com informações de agências