A ex-vereadora Aladilce Souza, presidenta do PCdoB em Salvador.

A enfermeira Aladilce Souza, que preside o PCdoB em Salvador, comemorou a aprovação da proposta que define um piso nacional para a enfermagem, no grupo de trabalho (GT) que debate o tema na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (23/02). Segundo ela, o aval unânime dado pelo GT para o Projeto de Lei (PL) 2564/2020 é histórico.

“O estudo [do GT] mostrou que o impacto [financeiro da proposta] é muito pequeno e que tanto setor público como setor privado poedeira absorver. A Enfermagem precisa e merece! Chega de exploração!”, afirmou Aladilce Souza, que também é dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia (SindSaúde).

Com a aprovação, o PL aguarda agora para ser colocado em votação no plenário, o que, para Aladilce, exige a manutenção das mobilizações em defesa da proposta. “A luta continua para que o PL não tenha nenhuma alteração e vá direto para o plenário para aprovação em regime de urgência!”, completou.

O texto que recebeu aval do GT prevê um salário-base de R$ 4.750 para uma carga de 30 horas semanais para os/as enfermeiros/as; 70% desse valor para técnicos/as; e 50% para auxiliares de enfermagem e parteiras.

PCdoB da Bahia