Reprodução

Um dos principais integrantes da história do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Paraíba, Agamenon Travassos Sarinho, de 69 anos, faleceu na madrugada deste sábado (3), em João Pessoa, após longo período de tratamento contra um câncer no intestino. A doença atingiu também outros órgãos como o fígado e a garganta. O velório acontece nesta tarde na Central São João Batista, na capital paraibana.

Casado e pai de três filhos, além de servidor público federal aposentado, Agamenon era “amante das artes”, como ele próprio dizia, desenhista, poeta e sindicalista. Um lutador dedicado às causas sociais. Foi presidente estadual do PCdoB da Paraíba. Atualmente era Secretário Estadual de Organização do PCdoB do estado, membro de sua Executiva.

Natural de Orobó, Pernambuco, nasceu em 11 de fevereiro de 1953. Constituiu longa trajetória política na Paraíba. Ingressou no PCdoB nas lutas estudantis ainda no final dos anos 60, no auge da ditadura militar no Brasil. Era integrante da chamada “Geração 68”. Estudou Direito na década de 1970 na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduou-se em Letras em 1990. Era vice-presidente da Cooperativa Codisma (Cooperativa Cultural Universitária da Paraíba) e integrou a diretoria da entidade por anos.

Líder estudantil da UFPB, Agamenon no final dos anos 1970 e início dos anos 1980.

Homenagens e notas de pesar

Governador reeleito da Paraíba, João Azevêdo (PSB), lamentou o falecimento do dirigente do PCdoB. Em declaração no Twitter, o político ressaltou que “Agamenon dedicou sua vida à luta pelas causas sociais e por uma sociedade mais justa. Meus sentimentos e um abraço fraterno para todos os familiares e amigos”.

Ex-governador da Paraíba e ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PT) ressaltou a parceria com o amigo desde a juventude quando foram colegas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) também em publicação no microblog. “Meus sentimentos aos familiares, amigo (a)s e companheiro(a)s diante do falecimento de Agamenon Travassos Sarinho. Colega de UFPB, sindicalista, dirigente do PCdoB, Agamenon se fez presente e cumpriu seu papel na luta permanente da construção de uma nova sociedade”.

Integrante da direção nacional do PCdoB, a Secretária de Organização, Nádia Campeão, disse que “além de ser um dirigente histórico e essencial”, Agamenon, “mesmo atingido pela doença e os tratamentos intensivos, sempre que podia participava das nossas reuniões ou tinha o cuidado de justificar a ausência. Fará muita falta, com sua experiência, seu entusiasmo, suas convicções e, mais do que tudo, sua dedicação e amor ao nosso Partido”.

Consternados pela lamentável perda do dirigente, o PCdoB da Paraíba divulgou nota de pesar e prestou solidariedade aos familiares do colega de partido. O texto é assinado pela presidenta estadual Gregória Benário e Comissão Executiva do Partido: “Dirigente do PCdoB na Paraíba. Mesmo enfrentando problemas de saúde nos últimos anos, AGAMENON SARINHO participou ativamente das ações e decisões do partido na Paraíba, contribuindo para o fortalecimento legenda, a manutenção da estrutura do partido dentro do cenário política do estado e o legado comunista para os filiados e sociedade”, diz a nota.

Leia também: Agamenon, Presente

Respeitado por forças políticas democráticas e populares, o Partido dos Trabalhadores (PT) da Paraíba também emitiu nota onde ressalta a importância de Agamenon para a política. “Mais do que um militante político, Agamenon foi um apaixonado pela democracia e por seu país. Foi protagonista das grandes lutas sociais em nosso Estado nos últimos 40 anos. Lutou por muitos e viveu como poucos. Durante muito tempo lutou pela vida sem jamais abandonar a luta por um país justo, democrático e de todos e todas”.

Deputada estadual reeleita, Cida Ramos (PT), também fez questão de publicar sobre a história de Agamenon. Em publicação no Instagram, ela falou sobre o ex-presidente do PCdoB. “Sóbrio e corajoso, foi um grande camarada, responsável pela reorganização do PCdoB na Paraíba nos difíceis anos de chumbo da ditadura. Militante clandestino deste partido, foi um liderança decisiva nos bastidores de retomada do movimento estudantil nos idos de 1976-1977, no DCE-UFPB e na UNE. Ága fez história”, disse.

Deputado Estadual da Paraíba no seu terceiro mandato, Inácio Falcão (PCdoB-PB) publicou em suas redes que está de luto pela morte do amigo e colega. “Agamenon nos deixou na madrugada deste sábado (3), em João Pessoa. Ele lutava contra um câncer. Que Deus o receba de braços abertos!”

Vereadora do PCdoB de Campina Grande, Jô Oliveira também lamentou o falecimento do camarada. “Hoje recebemos a notícia do falecimento de Agamenon Travassos Sarinho, membro do PCdoB, que vinha lutando contra um câncer, e infelizmente faleceu nesta madrugada. Ele iniciou sua atuação no Partido ainda na juventude, e permaneceu até hoje, deixando um histórico de atuação em defesa das causas sociais e dos direitos da classe trabalhadora, e sendo uma referência de militância e compromisso. Agamenon Sarinho, presente, sempre!”

“Agamenon Sarinho foi um grande exemplo de Comunista, dedicado, desde a juventude, a construir uma sociedade mais justa e igualitária. Aga, como o conhecíamos, foi valioso incentivador  da UBM, e exemplo de apoiador da luta das mulheres”, escreveu Juliana Monteiro Dantas, da União Brasileira de Mulheres da Paraíba (UBM-PB)

A colega e camarada de Agamenon, Rosiane Cruz, secretária estadual de Administração e Finanças do PCdoB Paraíba relembrou que “Agamenon militou dentro do PCdoB desde a sua juventude, junto ao movimento estudantil. Construiu o partido na Paraíba e dedicou toda sua vida a luta pela democracia. Era um líder firme, porém muito doce. Ensinava com paciência e repreendia com carinho. Fará muita falta para nós, mas também toda sociedade brasileira. Agamenon parte agora de nosso meio, mas seu exemplo de luta revolucionária ficou conosco”.

Abaixo a íntegras das notas:

Nota de Pesar – PCdoB-PB

Com profunda tristeza comunicamos o falecimento de Agamenon Travassos Sarinho, secretário de organização do PCdoB na Paraíba que vinha lutando contra um câncer e, em consequência deste, faleceu nesta madrugada.

Agamenon Travassos Sarinho, tem uma trajetória marcada em defesa das lutas sociais e da classe trabalhadora. Sua militância iniciou ainda jovem no Partido Comunista do Brasil – PCdoB, onde permaneceu até hoje. Líder nato, participou da reorganização do Partido e foi dirigente partidário até a sua morte.

Seu exemplo é referência à todas as gerações. Ser humano íntegro e dirigente estratégico para a vida partidária do PCdoB na Paraíba.

Aos que ficam na luta – ânimo e coragem para honrar o legado do camarada Agá.

Agamenon Travassos Sarinho, presente hoje e sempre!

João Pessoa, 03 de dezembro de 2022

Gregória Benário

Presidenta do PCdoB/PB

Pela Comissão Executiva Estadual

Nota de Pesar – PT Paraíba

“Temam menos a morte e mais a vida insuficiente”. (Bertolt Brecht)

Como pode desaparecer um militante como Agamenon? Como pode deixar de existir uma força como a dele ?

O legado e o exemplo de militantes como Agamenon não morrem, se tornam referência para quem fica.

O Partido dos Trabalhadores da Paraíba recebeu com muita tristeza a notícia da passagem do nosso companheiro dirigente do PCdoB Agamenon Sarinho. Mais do que um militante político, Agamenon foi um apaixonado pela democracia e por seu país. Foi protagonista das grandes lutas sociais em nosso Estado nos últimos 40 anos. Lutou por muitos e viveu como poucos.

Durante muito tempo lutou pela vida sem jamais abandonar a luta por um país justo, democrático e de todos e todas.

Nós do PT abraçamos seus e suas camaradas de partido, familiares e amigos.

Agamenon estará sempre presente em nossa caminhada !

Obrigado, camarada!

João Pessoa, primavera de 2022.

Partido dos Trabalhadores da Paraiba – PT PB

A Cooperativa Codisma manifestou pesar pela morte do seu vice-presidente.

Nota de pesar Codisma

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do sócio e vice-presidente da CODISMA, Agamenon Travassos Sarinho, na madrugada deste sábado, 03 de dezembro de 2022.

O velório será realizado até às 16h, na central de velórios São João Batista.

Nesse momento de dor, a CODISMA manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos. Reconhecemos ainda, neste momento, todo trabalho e contribuição desempenhada por Agamenon Travassos Sarinho, em prol do Cooperativismo e Educação.