Foto: reprodução

Enquanto o país amarga mais um recorde de desemprego — 13,7 milhões de brasileiros encontram-se sem ocupação — e o governo Bolsonaro segue inerte frente às mazelas do país, o governador do Maranhão, Flávio Dino, do PCdoB, vai na contramão e aposta em medidas de estímulo à economia local e à geração de postos de trabalho e renda.

Uma das mais recentes ações anunciadas foi o Plano Emergencial de Empregos, batizado com o nome do economista Celso Furtado, que faria 100 anos em 2020. O plano prevê investimentos públicos de R$ 558 milhões até dezembro para “movimentar a nossa economia, gerando trabalho e renda”, explicou o governador em suas redes sociais. Desse total, R$ 117 milhões já foram investidos. “Estamos, portanto, mantendo uma boa taxa de execução”, disse Flávio Dino em vídeo veiculado em suas redes.

O governador também apontou o lançamento de editais, que somam R$ 68 milhões. Ao todo, R$ 62 milhões foram destinados à Lei Aldir Blanc; R$ 3 milhões foram para o Procaf (Programa de Compras da Agricultura Familiar); R$ 2,5 milhões para o Mutirão Rua Digna e R$ 1 milhão para compras solidárias.

Outra medida recém-anunciada pelo governador foi a isenção de taxa para a abertura de novas empresas, que tem início nesta segunda-feira (21) e se estende, inicialmente, até o dia 19 de novembro. A expectativa é beneficiar 3 mil novas empresas. “Com isso, o governo espera estimular o empreendedorismo “que é um vetor fundamental da economia”, explica Flávio Dino.

Por Priscila Lobregatte

Plano Emergencial de Empregos do Governo do Maranhão: já investimos R$ 117 milhões dos R$ 558 milhões planejados até dezembro. São investimentos públicos para movimentar a nossa economia, gerando trabalho e renda.

Posted by Flávio Dino on Saturday, September 19, 2020

Hoje anunciei uma nova medida de apoio a micro e pequenas empresas: dispensa de taxas na Junta Comercial. Vale a partir da próxima segunda-feira.

Posted by Flávio Dino on Friday, September 18, 2020