Bolsonaro durante a gravação do pronunciamento | Foto: Marcos Corrêa - PR

Associação Brasileira de Imprensa (ABI) emitiu nota criticando o pronunciamento gravado de Bolsonaro para a Assembleia Geral da ONU, na terça-feira (22).

Para a entidade, “o presidente Jair Bolsonaro contribuiu para que o Brasil caminhe para se tornar um pária internacional” ao fazer um discurso recheado de mentiras e falsificações.

Leia a nota da ABI na íntegra:

Rio de janeiro, 22 de setembro de 2020

Bolsonaro mente na ONU e envergonha o Brasil

No seu discurso na manhã desta terça-feira na Assembléia Geral das Nações Unidas, o presidente Jair Bolsonaro contribuiu para que o Brasil caminhe para se tornar um pária internacional.

Sem qualquer compromisso com a verdade, o presidente afirmou que seu governo pagou um auxílio emergencial no valor de mil dolares para 65 milhões de brasileiros carentes, durante a pandemia. O auxílio foi de 600 reais.

Bolsonaro mentiu.

O presidente responsabilizou, ainda, índios e caboclos pelos incêndios na Amazônia e no Pantanal, que aIcançam níveis nunca antes vistos no País. Todas as investigações, inclusive de orgãos oficiais, indicam que fazendeiros estão na origem das queimadas.

Como se vê, de novo Bolsonaro mentiu.

O presidente transferiu a responsabilidade para governadores e prefeitos pelos quase 140 mil mortos vítimas do coronavirus. Todo o país é testemunha de sua leviandade, ao classificar a pandemia de “gripezinha” e ir na contramão dos procedimentos defendidos pelas autoridades de Saúde.

Assim, mais uma vez Bolsonaro mentiu.

A ABI, com a autoridade de seus 112 anos de existência em defesa da democracia, dos direitos humanos e da soberania nacional, repudia esse comportamento que vem se tornando recorrente e conclama a povo brasileiro a não aceitar o verdadeiro retrocesso civilizatório que o governo está impondo ao País.

Paulo Jeronimo
Presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI)