Pela primeira vez, um relatório apartidário catalogou, em um só lugar, a defesa fraca, desarticulada e sem liderança do governo federal contra o coronavírus.

Por Mark Gruenberg*

O estudo de 282 páginas do independente e apartidário Government Accountability Office, cita ações urgentes necessárias para melhor garantir uma resposta eficaz à pandemia, mas relata que a ação do governo poderia ser mais bem listada como um catálogo de crimes capitais, realizados contra você, eu e o resto de nós.

Os detalhes são públicos; podem ser vistos, em inglês, no site Government Accountability Office

O escopo do desastre varia da falta de equipamento de proteção individual para trabalhadores da linha de frente a salários baixos para desempregados que não se qualificam para o seguro-desemprego estadual e nem mesmo relatando a prevalência do coronavírus em hospitais estaduais de veteranos.

Há mais, muito mais, e tudo é horrível.

O Gao recomendou uma série de ações da agência para limpar a bagunça, uma vez que é especialmente óbvio que a pandemia, que já ceifou quase 300.000 vidas nos EUA, continuará no próximo ano e possivelmente depois, mesmo que as vacinas antivirais se tornem amplamente disponíveis.

Afinal, como se inocula 330 milhões de pessoas?

A única coisa que os auditores e investigadores do Gao não fizeram por serem apartidários, é culpar, por este desastre horrível que adoeceu 14 milhões de pessoas e jogou aproximadamente 20 milhões – o número exato agora está no ar, diz o relatório, devido à falta de dados – fora de seus empregos devido ao fechamento de empresas forçado pela pandemia.

Os auditores, no entanto, criticam duas agências do governo republicano de Trump, o Departamento do Tesouro e a Administração de Pequenas Empresas, por não rastrearem onde os dólares de subsídios empresariais federais foram. Para destinatários merecedores ou não e, se essas empresas os gastaram, para manter os trabalhadores no emprego, a principal condição para obter o dinheiro.

O Gao não pode acusá-los porque não são partidários; nós podemos porque não somos.

Não se pode esquecer de quem foi este desastre e fiasco: o ocupante republicano do Salão Oval, Donald Trump.

Não se pode esquecer de como Trump sufocou a ciência, recusou responsabilidade, mentiu sobre as primeiras previsões de sua própria equipe sobre a pandemia, vendeu curas charlatãs, deixou tudo para os governadores – enquanto roubava dinheiro e pessoas para lutar contra o vírus e o desemprego – e “estados vermelhos” fortemente armados para reabrir as atividades muito cedo e muito rápido.

E os devotos do Partido Republicano de Trump se recusaram a se levantar e se opor a ele, até mesmo em nome de seus próprios eleitores. Em vez disso, repetiram as mentiras de Trump e forçaram seus planos de reabertura, desastrosamente. Não é por acaso que os “estados vermelhos” governados pelo Partido Republicano e confusos, com Texas e Flórida à frente – o segundo e o terceiro estados mais populosos, tornaram-se grandes centros virais.

Este é um crime capital contra o povo e qualquer pessoa que queira vencer o vírus, permanecer vivo, ou ambos. Também são cúmplices os trumpistas que gritam, empunham armas, não se protegem ou protegem os outros e ameaçam pessoas, dentro e fora do escritório, que levam a sério as medidas antivirais.

Na constituição dos EUA, os crimes passíveis de impeachment são “traição, suborno e outros crimes graves e contravenções”. Não fazer nada e deixar 300.000 de seus cidadãos morrerem se qualifica como um “crime grave”. De auxílio e incentivo ao assassinato em massa.

Pena que não se pode acusar e condenar Trump, seus funcionários e seus bajuladores do Congresso por esse crime. Pelo menos a maioria dos cidadãos, os eleitores, o retiraram da presidência.

Devíamos ter expulso seus aliados também. Vamos remediar esse erro em eleições futuras.

Mark Gruenberg* dirige o escritório de People’s World em Washington