O pedido de demissão em massa de servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) motivou um vídeo da presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Rozana Barroso, integrante do Comitê Central do PCdoB que ressaltou, faltando poucos dias para a prova que “o tempo está passando e a gente quer respostas”.

“Pelo que a gente sabe pelos jornais, os funcionários não estão aceitando serem responsabilizados por futuros problemas no Enem”.

O desabafo de Rozana poderia ser o de milhões de estudantes brasileiros que dependem do Enem para ingressar na universidade. “É mais uma chuva de irresponsabilidade com nosso presente e nosso futuro”, afirmou a dirigente. Ela cobrou explicações do Inep e do Ministério da Educação e lembrou que este episódio é mais uma prova de resistência para os estudantes.

Confira aqui o vídeo da presidenta da Ubes

Câmara Federal ouve presidente do Inep 

Nesta quarta-feira (10), Rozana responsabilizou o presidente do Inep sobre a insegurança em torno do Enem. Ela participou de sessão em que a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados ouviu esclarecimentos de Danilo Dupas Ribeiro sobre os recentes acontecimentos.

“A pergunta dos estudantes para o senhor é por que esse tanto de ato irresponsável? Mais do que isso, por que o seu nome e o do ministro da Educação, Milton Ribeiro, vão entrar para a história como aqueles que se negam a receber os estudantes”, questionou Rozana.

Ela ressaltou que ambos os órgãos deixam uma “cicatriz histórica”. “Vai demorar muito tempo pra voltar atrás e buscar os jovens brasileiros que vão ficar fora do Enem”, afirmou. A dirigente disse também que o MEC tem sido irresponsável “porque nada fez para garantir acesso à educação em tempos de pandemia”. E finalizou: “Os estudantes clamam para serem ouvidos, nós não aguentamos mais”.

Clique AQUI para ouvir fala de Rozana na Comissão de Cultura da Câmara.

 

 

Por Railídia Carvalho