Filme narra o heroísmo das tropas chineses que cercaram e expulsaram o X Corpo das forças dos EUA

“A Batalha no Lago Changjinn”, épico sobre a participação da China na Guerra de Resistência à Agressão dos Estados Unidos e Ajuda à Coreia Popular, é o filme chinês mais assistido da história e poderá ser visto a partir do sábado (15) no canal COMUNAFLIX do YouTube.

Dirigido por Chen Kaige, Hark Tsui e Dante Lam, o longa-metragem chinês é ambientado no inverno de 1950 durante a segunda fase da guerra e expõe as condições extremamente adversas de frio (chegando aos 30 graus negativos), escassez de comida e enorme defasagem de armamentos com as quais os soldados dos Voluntários do Povo Chinês (VPC) avançaram numa batalha decisiva.

O ataque surpresa contra os 30 mil soldados do X Corpo do Exército dos Estados Unidos foi seguido por 17 dias de intensos confrontos entre 27 de novembro e 13 de dezembro, apenas um mês após o líder chinês Mao Tse Tung ter decidido entrar na guerra. Em torno do lago Changjinn, as tropas do major-general norte-americano Edward Almond foram cercadas por 60 mil voluntários chineses sob o comando do general Song Shi-Lun.

A estratégica derrota estadunidense impulsionou a ofensiva coreana que, com o apoio logístico e político soviético, minou as bases para a extensão do conflito promovido pelo imperialismo, que deixou um saldo de mais de dois milhões de mortos.

Estrelado por Wu Jing, que dirige e atua como personagem principal em “Wolf Warrior”, o filme conta com a participação de Jackie Chan (que manifestou seu desejo de filiar-se ao Partido Comunista da China).

A qualidade do filme é em 4K, mas neste final de semana só estará disponível em Full HD (1080p). Além de legendas em português, o filme é traduzido para mais uma dúzia de línguas.