O Partido Comunista do Vietnã (PCV) completou, nesta quinta-feira (3), 92 anos de fundação e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) enviou ao partido irmão uma calorosa saudação, assinada pela presidenta nacional, Luciana Santos e pelo vice-presidente e secretário de relações internacionais, Walter Sorrentino.

Na carta, os dirigentes do PCdoB dizem que “os comunistas brasileiros consideram o Partido Comunista do Vietnã um símbolo imortal da coragem revolucionária, da capacidade dos povos de salvaguardar a soberania e lutar incansavelmente contra todos os obstáculos em defesa da justiça e da liberdade“.

Leia, abaixo, a íntegra do texto.

Brasília, 03 de fevereiro de 2022

Ao Secretário Geral do Partido Comunista do Vietnã

Camarada Nguyen Phu Trong

Estimado camarada,

No glorioso dia 03 de fevereiro de 1930, por iniciativa de Ho Chi Minh e outros valentes revolucionários, foi fundado o Partido Comunista do Vietnã, que agora completa 92 anos.

Poucos seriam capazes de prever que aqueles jovens lutadores estavam fundando um partido cuja atuação impactaria o mundo de forma perene. Um partido que seria capaz de derrotar o poderoso colonialismo francês e o ainda mais poderoso imperialismo estadunidense, unificar a pátria e construir o socialismo.

De fato, durante sua história, o PCV escreveu páginas imortais de heroísmo. O exemplo do povo vietnamita, liderado pelo Partido de Ho Chi Minh, representou uma poderosa fonte de inspiração para milhões de homens e mulheres ao redor do planeta.

No Brasil não foi diferente. Os comunistas brasileiros consideram o Partido Comunista do Vietnã um símbolo imortal da coragem revolucionária, da capacidade dos povos de salvaguardar a soberania e lutar incansavelmente contra todos os obstáculos em defesa da justiça e da liberdade.

Por isso, é com grande emoção que transmitimos ao Partido Comunista do Vietnã e ao povo vietnamita nossas mais calorosas saudações pelos 92 anos de fundação.

Acompanhamos com atenção os resultados do 13º Congresso do PCV e tomamos conhecimento de suas importantes resoluções, que representam a garantia de que o Vietnã seguirá cada vez mais firme no caminho da soberania nacional e do desenvolvimento socialista, sonhado pelos pioneiros fundadores do Partido em 1930.

Viva o Partido Comunista do Vietnã!

Luciana Santos
Presidenta do PCdoB

Walter Sorrentino
Vice-Presidente e Secretário de Relações Internacionais

__

Fonte: i21